TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações Aprendizagem e gerenciamento de conhecimento em organizações

Resenha: Organizações Aprendizagem e gerenciamento de conhecimento em organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Organizações Aprendizagem e gestão do conhecimento nas organizações.

Em um novo mundo, surgem alguns tipos novos de organização que tem como principal e mais valioso bem o trabalhador, pois o mesmo adquiri conhecimento, aprendizagem, se integra e se dispõe a aprendizagem e geral. O elemento impulsionador da nova ordem econômica é o conhecimento, pois o mesmo gera riquezas quando aplicado de maneira correta no ambiente de trabalho.

As pessoas mudam o ambiente de trabalho abrindo novas portas e de como adquirir conhecimento advindo do exterior como uma forma de adaptação ao ambiente, tudo isso apenas para gerar conhecimento.

Podemos dizer que: “hoje o conhecimento não pode mais estar restrito a círculos acadêmicos e culturais: ele precisa estar nas atividades empresariais e comerciais”. O conhecimento não deve estar preso ou restrito a certos grupos ou tipos de pessoas, ele precisa ampliar-se aos vários níveis empresariais onde possam expandir-se as varias localidades do globo, seja através de ações, atitudes e valores humanitários que exijam troca de experiências entre clientes, fornecedores, intermediários, comerciantes, empresariais e industriais do mundo todo. Conceitua-se então as pessoas como veículos geradores de conhecimento. Elas por tanto criam, modificam ou adaptam-se ao ambiente de trabalho isso faz com que o estudo, trabalho e lazer onde flui com facilidade, levando ao crescimento do individuo profissionalmente e gerando riqueza as organizações.

Pode-se dizer que gestão do conhecimento como o processo que interliga o ser humano as diretrizes organizacionais Da organização destinada a criar, organizar, armazenar, transferir e intensificar o conhecimento busca de melhorar o desempenho do individuo na organização.

Define-se também como uma nova maneira de pensar sobre a distribuição e o compartilhamento dos recursos intelectuais e criativos da organização. É o esforço para sistematicamente encontrar, organizar e tornar disponível o capital intelectual da empresa e fomentar uma cultura de contínua aprendizagem e compartilhamento do conhecimento de forma que as atividades organizacionais aproveitem aquilo que já é conhecido. A gestão do conhecimento abrange objetivo, isso ocorre quando se fornece ou aprimora-se o desempenho empresarial das pessoas que tomam decisões diariamente a cerca do sucesso ou fracasso de um negócio. O objetivo leva as pessoas a tomarem decisões todos os dias na atuação das resoluções de problemas, e geralmente são discutidos em reuniões para decidir a implantação de novas estratégias ou diante de estabelecer um plano de trabalho que possa ser atingido anualmente. Também aperfeiçoar seu capital intelectual com troca de ideias e conhecimentos entre os membros da empresa, aplicados nos níveis: estratégico, tático e operacional.

Há um interesse da gestão de pessoas no aprendizado de toda a organização, pois o aprendizado é importante demais para a empresa, e isso requer que os colaboradores aperfeiçoem as habilidades e capacidades nos processos de trabalho.

Considero que o aprendizado deve der para o bem de toda a organização. Portanto, a aprendizagem organizacional aceita as pessoas e grupos a desenvolverem as habilidades e os conhecimentos para compreender e agir eficazmente nas organizações promovendo uma melhoria dentro na empresa.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com