Origem da Sociologia
Por: douglasmlisboa • 1/9/2015 • Dissertação • 292 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
Apesar de a necessidade de relação entre homens ser histórica, pois desde os primórdios havia a necessidade de estabelecer códigos de como deveriam ser as relações entre os homens. A sociologia é uma das ciências mais jovens existentes, tendo esta surgido nas obras do filósofo francês Auguste Comte, este foi o primeiro a empregar o termo “sociologia”, aplicando a ciência da sociedade o mesmo método científico que se aplicava a outras ciências como a física e a química.
O surgimento da sociologia muito se dá devido a necessidade de compreender as coisas que ocorriam na época em que a esta ciência surgia. Era uma época em que a industrialização e a urbanização cresciam em medidas extremas, transformando todo a sociedade, levando as pessoas a conhecerem sociedades novas, e com isso, a necessidade de entende-las. Ao mesmo tempo questões como pobreza, doença, fome e guerra ficavam cada vez mais nítidas, enxergou-se na sociologia uma oportunidade de entender estas questões, e alguns acreditavam até poder erradicar as desagradáveis. Junto com isso levantava-se outra questão que também viria trazer grande contribuição para a importância da sociologia, a Revolução Francesa. Todas as dúvidas levantadas durante a revolução fizeram com que cientistas criassem mais interesse por esta ciência, afim de entender todas as preocupações, reinvindicações, excessos e outras situações evidenciadas em tal época.
Sendo assim, notamos que a sociologia tem como centro de suas atenções o estudo das relações sociais e da convivência humana, tendo objeto principal o homem, seja estudando a relação deste com a sociedade, a relação dele para com ele mesmo (o que ele espera dele para com os outros) ou a relação de um homem diretamente com o outro.
...