Os Argonautas Do Pacífico
Casos: Os Argonautas Do Pacífico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vicgcos • 12/8/2013 • 649 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
OS ARGONAUTAS DO PACÍFICO OCIDENTAL
Bronislaw Malinowski
De acordo com o autor, para se alcançar os objetivos da pesquisa etnográfica é necessário a investigação de três dimensões características da vida tribal.
- O esqueleto da pesquisa de campo.
Conhecer bem a teoria científica e estar a par de suas últimas descobertas, sem estar impregnado de ideias preconcebidas, possuir um rico acervo de estudos teóricos sobre o estudo de campo proposto, e a capacidade levantar os problemas existentes. Estes problemas são revelados e solucionados através dos estudos teóricos, que servem como fonte de estímulo e inspiração, pois o pesquisador de campo depende totalmente da inspiração que lhe oferecem os estudos teóricos para estabelecer um contorno firme e claro de toda a constituição tribal. A organização da tribo e a anatomia de sua cultura deve ser delineada de modo claro e preciso, através de métodos de documentação concreta e estatísticas.
-A carne e o sangue da pesquisa de campo.
O próximo passo é a necessidade de manutenção do contato mais íntimo possível com os nativos, o que só será possível quando o pesquisador passar a viver dentro da aldeia, convivendo intimamente com os nativos, mesmo sendo considerado por eles, a princípio um mal necessário, mas que aos poucos vai se integrando ao cotidiano da tribo, sendo aceito como parte da comunidade tribal e através deste relacionamento natural, pode observar e familiarizar-se com detalhes íntimos da vida familiar, social e religiosa entre outros, que devem ser registrados em um tipo de diário etnográfico, onde devem ser anotados todos os fatos da vida real da tribo, Neste estágio, o pesquisador já se encontra inserido no cotidiano da aldeia, partilhando de sua rotina e apto a perceber as diferenças entre um fato corriqueiro e um fato extraordinário, Ele pode observar e registrar sistematicamente no diário etnográfico, como os nativos se comportam em determinadas ocasiões. Fatos da vida real tais como; a rotina de trabalho diário; os cuidados corporais; a preparação dos alimentos, o convívio social e outros, são fenômenos que podem e devem ser formulados e registrados cientificamente, por serem parte integrante e importante da vida do grupo e neles estão entrelaçados os vínculos da família; do clã; da aldeia e da tribo e os vínculos mais cristalizados dos agrupamentos sociais tais como rituais específicos e cerimônias, obrigações mútuas, deveres legais e econômicos.
-O Espírito da pesquisa de campo
Finalmente temos então uma pesquisa quase completa, na medida em que temos o esqueleto, a carne e o sangue, porém ainda falta-lhe um espírito. E o espírito da pesquisa de campo está em descobrir a maneira de pensar e sentir do grupo pesquisado, quanto às instituições e à cultura de sua tribo, suas narrativas típicas, suas fórmulas mágicas, seus elementos folclóricos, suas palavras características, entre outros, que revelam o ponto de vista e a mentalidade do nativo.
...