Os Beneficios Trazidos Pela Tecnologia
Dissertações: Os Beneficios Trazidos Pela Tecnologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: altemar • 16/8/2014 • 3.101 Palavras (13 Páginas) • 1.558 Visualizações
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um texto com base no artigo “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”, discutindo os aspectos abordados no artigo fazendo uma relação no âmbito da gestão de recursos humanos. É feita uma fundamentação teórica, ressaltando a importância da sociedade da informação e do conhecimento para o bom andamento das atividades empresariais, analisando como a tecnologia está a serviço do desenvolvimento e crescimento das empresas, pois sem ela em nossos dias é praticamente impossível ter bons resultados, mas ao mesmo tempo trazendo problemas como perda da privacidade das pessoas envolvidas no contexto empresarial.
As empresas possuem algo a mais que simplesmente máquinas, produtos, serviços e mercado. O que é necessário para movimentar as máquinas? É necessário que existam pessoas. Percebe-se assim, que para uma empresa funcionar é necessário que antes de tudo haja pessoas que devem sempre ser respeitadas, pois dentro de uma empresa elas planejam e produzem os produtos e serviços, controlam a qualidade, vendem produtos, alocam recursos financeiros e estabelecem estratégias e objetivos para a organização. Segundo Milkovich (2000), a instalação física e os equipamentos e os recursos financeiros são necessários para a organização, mas os recursos humanos são particularmente importantes. Sem pessoas eficazes é impossível qualquer empresa atingir seus objetivos. Empresas cujos valores são percebidos como positivos pela sociedade tendem a ter sua imagem e credibilidade fortificada no mercado. Do contrário, tornam-se sem reputação, sem competitividade.
O funcionário é um dos mais importantes bens da empresa. Atuar de forma socialmente responsável com o público interno significa mais do que respeitar os direitos garantidos pela legislação. É preciso ainda respeitar as culturas locais e manter um relacionamento ético e responsável com aqueles que garantem a lucratividade e a solidez da empresa. Porém, hoje, é totalmente impossível o desenvolvimento de uma empresa apenas por pessoas. É necessário e fundamental as pessoas, e aliadas a elas o conhecimento e a tecnologia. Sob esses fundamentos estão constituídas as atuais organizações empresariais.
A tecnologia da informação e comunicação já faz parte do nosso cotidiano, com os computadores espalhados em bancos, bibliotecas, escolas, hospitais lojas, sendo aplicadas nas mais diversas áreas, dificilmente há alguma área na qual não se possa utilizar a tecnologia para melhorar seu desempenho, compartilhar ou trafegar dados.
Com a expansão da internet, criou-se um ambiente no qual, proprietários e administradores de empresas, necessitam de razoável conhecimento sobre o universo tecnológico para estarem cientes das novas soluções que podem auxiliar no desenvolvimento das empresas e, principalmente, auxiliá-los no processo de tomada de decisões.
A informação aliada às diversas tecnologias se tornou o maior ativo da empresa, pois as empresas que possuem maior domínio sobre a gama de informações existentes, tanto do mercado interno quanto do mercado externo, são as que possuem também maior market share de mercado.
Para o mundo moderno empresarial, a tecnologia da informação e do conhecimento, tem o potencial de trazer muitas conquistas e benefícios. A competitividade obriga as empresas a estar cada vez mais preparadas para oferecer os melhores serviços e produtos. A informação hoje é bastante valorizada no mundo dos negócios, e aquela empresa que sabe utilizar a informação tendo a tecnologia como aliada tem mais chances de estar frente aos seus concorrentes. Segundo as análises de Peretti, Brunetta e Werner (2009, p.35)
Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organiações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas. A mesma regra se aplica a uma pessoa dentro de uma organização, porém, como já vimos até agora é necessário ter uma postura crítica e reflexiva
Uma tecnologia como a internet tem a possibilidade de levar informações aos lugares mais distantes. Uma empresa localizada no Brasil pode vender seus produtos em qualquer lugar do mundo. O funcionário usa a internet para receber e passar emails, realizar compra e venda, bem como ter maior rapidez em seu serviço e, consequentemente, trazer bons resultados para a empresa. Conforme analisa O’ Brien (2004), a tecnologia torna viável e rápido a coleta, armazenamento, a integração e o intercâmbio de dados e informações. Produzindo um efeito benéfico para as empresas que adquirem eficácia em seus serviços através dos sistemas computadorizados.
Um administrador eficiente, deve entender que a informação é um dos recursos organizacionais mais precioso e importante que uma organização possui. Stair e Reynolds (2006, p.4) comentam que “informação é um conjunto de fatos organizados de modo a ter valor adicional, além do valor de fatos propriamente dito”. Segundo Beal (2004, p. 12), “informação são fatos organizados ou combinados de forma significativa”.
Para Côrtes (2008, p.27), “a informação é gerada quando os dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização”. E a partir do momento que a informação é gerada, podemos tomar decisões.
A informação e o conhecimento auxiliam os administradores em todos os setores de uma empresa, sem essa ferramenta nos dias de hoje se torna impossível o sucesso dos negócios. Rezende e Abreu (2003, p. 97) comentam que:
A informação nos dias de hoje tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui, seja pessoa, seja instituição, pois está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias etc.
Porém, vale destacar que o sistema de informação e conhecimento, ao mesmo tempo que traz benefícios para as empresas, por outro lado os colaboradores podem sofrer efeitos negativos tendo a privacidade invadida como lemos no artigo “HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”. Nesse caso, a empresa invadiu a vida particular de seus funcionários, devido a um aumento de trabalhadores afastados por problemas de saúde, contratando investigadores para vigiar as atividades fora do horário de trabalho. Isso, constitui, segundo o Ministério Público do Paraná uma invasão brutal, levando a empresa a pagar multa por danos morais.
O monitoramento de funcionários não é previsto em nosso atual ordenamento jurídico, não existindo normas
...