Os classicos da sociologia
Artigo: Os classicos da sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiegoTrento • 4/11/2013 • Artigo • 680 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
por certo número de elementos, entre eles: emissor, receptor, código, canal e mensagem. (Heidi Strecker).
A comunicação é intrínseca à toda atividade empresarial. É através da comunicação que as informações são processadas dentro das organizações e passam a constituir a base para a tomada de decisões dos Administradores. Além disso, é ela que permite a interação nos ambientes externo e interno das corporações.
No caso da comunicação escrita (que, dentro do ambiente das organizações podemos chamar de redação empresarial), a melhoria buscada para que a troca de informações se dê de maneira mais eficaz passa pela adoção de uma estruturação textual mais objetiva, direta e concisa. Nesse sentido, para adaptar-se à nova tendência comunicacional do mercado, é necessária uma mudança na utilização da linguagem, a fim de que seja possível agilizar o processo de comunicação.
Dessa forma, neste novo cenário empresarial, uma redação inadequada, que apresente incorreções contextuais, ortográficas e gramaticais, fará com que os documentos e as correspondências percam sua eficácia; poderão ocorrer mal-entendidos, principalmente, os objetivos deixarão de ser alcançados.
3 OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA
Emile Durkhein
Segundo Durkheim, a Sociologia como ciência metódica, poderá descobrir as leis sociais, da seguinte forma: a verdadeira Ciência só aparece quando ocorre a perfeita separação entre prática e teoria; o fator social é sempre determinante; deve-se “despir-se” de nossos próprios valores para poder entendê-lo.
A solidariedade é a maneira pela qual as pessoas estão ligadas e unidas, havendo duas formas: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica é característica da sociedade pré-capitalista, na qual as ligações são por meio das crenças e costumes, há pouca divisão do trabalho, as pessoas se unem baseadas nas semelhanças, e a consciência coletiva é mais forte e extensiva a um número maior de pessoas, existindo maior consenso. Por outro lado, a solidariedade orgânica já é uma característica da sociedade capitalista moderna e sua principal característica é a divisão de trabalho, que causa interdependência entre os indivíduos e suas crenças, costumes ou preferências não aparecem como co-relação. Assim sendo: indivíduos desempenham funções diferentes; existe uma dependência entre as pessoas; a divisão de trabalho é a solução pacífica para a competição na luta pela vida; e há uma margem maior de liberdade para pensar e agir. Durkheim afirma que a solidariedade orgânica é superior à solidariedade mecânica, pois a primeira permite ao indivíduo usar de sua autonomia e é quando a consciência coletiva “afrouxa”. O estudioso assim mantém se em uma posição conservadora propondo reforma social, haja vista, que ele é a favor do capitalismo tendo uma opinião positiva e acreditando que o capitalismo é o caminho para o sucesso das sociedades.
Karl Marx
No que se refere ao materialismo histórico desenvolvido por Marx, este foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no campo teórico como no da política.
...