Os objetivos da educação no campo da modernidade e a formação de uma pessoa formal e normativa
Artigo: Os objetivos da educação no campo da modernidade e a formação de uma pessoa formal e normativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: abreusilva • 26/8/2014 • Artigo • 384 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Um dos objetivos da educação na modernidade e a formação de um indivíduo formal e normativo. Obviamente, tal educação é fortemente marcada pelo aspecto social, em detri¬mento do aspecto individual e subjetivo. Em virtude desse aspecto social, a pedagogia moderna altera profundamente os papéis dos principais promoto¬res da educação, a saber, a família e a escola. Alem de promover a emancipação do sujeito para que este se torne ativo e crítico. Por esse motivo a ideologia estatal e a crítica pessoal convivem lado a lado na modernidade. a modernidade, em sua versão inicial, isto é, na época do renascimento, retoma o modelo clássico de Paideia, ou seja, o modelo de Isócrates, de Platão e dos estóicos e neoplatônicos. Na qual essa retomada é, também, uma tentativa de circunscrição do novo ideal da modernidade, a partir dos valores clássicos numa versão moderna. Na nova versão curricular. Este problema vem desde o inicio da educação até os dias de hoje onde as escolas precisam formar cidadãos com interesses individuais, mas também críticos com os assuntos da sociedade atual.
A escola, que tinha a matemática e a lógica como matéria principal de ensino, passou a lecionar também disciplinas como história e geografia de modo a tornar as pessoas mais conscientes.
Essas principais questões levaram escolas tradicionais a rever suas metodologias de ensino, pois sua forma de ensinar viraria alva de crítica na sociedade chegando ao ponto de ridicularizá-las pela sua inutilidade.
E para que aja uma formação efetivar e subjetiva do indivíduo. E necessário que seja feito atividades intelectuais e as atividades físicas devem ser alternadas ao longo do processo de aprendizagem: as primeiras seriam desenvolvidas com base na leitura dos clássicos e dos modernos, ao passo que as segundas, as atividades físicas, por meio de jogos, dança, corridas, caça, luta etc. Em linhas gerais, a proposta de Montaigne visa à formação do homem crítico, mais aberto e livre.
...