PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Por: Pigs • 2/5/2017 • Projeto de pesquisa • 749 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
ELIANA DUARTE DA COSTA
ELIANE DUARTE DA COSTA SOUSA
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
O Projeto de Pesquisa apresentado
ao curso de Serviço Social
orientado pela professora Carol
Maranguape
Abril/2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ......................................................3
2. OBJETIVO .............................................................4
3. JUSIFICATIVA ......................................................5
4. REVISÃO TEÓRICA ..............................................6
5. METODOLOGIA ....................................................8
6. CRONOGRAMA ....................................................9
- INTRODUÇÃO
O uso de drogas na adolescência vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. Isso é dado devido a facilidade com que se consegue as substâncias e pela curiosidade dos jovens. Que, por não pensarem no que o uso desenfreado irá lhe causar, abusa das doses e passam da conta na hora de ingerir as substâncias. A escolha desse tema se dá por causa da dificuldade que vem sendo enfrentada na atualidade devido ao grande número de jovens que acabaram por cair no mundo das drogas e que são levados para o caminho do crime devido ao seu vicio.
- OBJETIVO
Essa pesquisa tem como principal objetivo alertar a população de forma geral para o crescimento desenfreado do uso de drogas tanto ilícitas quanto licitas.
Essa problematização vem sendo algo mais fácil de ver e chama a atenção pela falta de pudor em quem está utilizando dos entorpecentes. Muitas vezes o que ocorre dentro de casa ajuda para que um jovem/adolescente passe a fazer uso de drogas, mas isso também pode ocorrer por fatores como influencia de colegas ou auto aceitação.
- JUSTIFICATIVA
O problema envolvendo jovens e drogas influenciam diretamente na vida não só nos que tem esse tipo de caso na sua família, como em toda uma comunidade. Vendo pelo lado de que a partir do momento em que se envolve com esse tipo de atividade e se vicia, um jovem terá que conseguir dinheiro para manter o vicio de qualquer forma, incluindo o roubo dentro de sua própria casa, até pequenos e médios furtos no bairro em que morra ou nas adjacências.
A partir dos dados coletados nesse estudo podemos tentar alcançar os principais focos do problema e com isso buscar soluções e melhorias para essa situação que direta ou indiretamente acaba por ser incomoda para a sociedade.
- REVISÃO TEÓRICA
Para boa parte dos jovens, as novas experiências não lhes tratam problemas no futuro, e isso pode realmente acontecer em alguns casos. Mas há casos em que devido a essa curiosidade o jovem se torna um viciado e acaba trazendo problemas não só para si como para seus familiares. Dentre os fatores que mais levam os adolescentes a fazer o consumo de drogas estão:
- Necessidade de aceitação pelo grupo de amigos
- Desejo de experimentar comportamentos visto como "de adultos"
- Sensação de onipotência "comigo isso não acontece"
- Grandes mudanças comportamentais gerando insegurança
- Aumento da impulsividade
Um dos maiores fatores que levam os jovens ao consumo de drogas, além dos que já foram citados anteriormente, é a falta de conversa entre pais e filhos. O diálogo, ou a falta dele, torna o adolescente solitário e para buscar alguma companhia, mesmo que momentânea, acabam por se envolver com as drogas. Ao observar como os pais abordam o assunto "drogas" dentro de casa, percebe-se uma falta de domínio no assunto e até mesmo uma incompreensão pelo que os filhos estão passando. Ou em alguns casos, os filhos acabam por se envolver nesse mundo por conta de exemplos dos pais ou de familiares próximos. Em festas e geral, é comum presenciar jovens bebendo ou fumando como se fosse a coisa mais normal, mesmo que eles nem tenham idade para ingerir bebidas alcoólicas, e isso se deve tanto a falta de autoridade dos pais quanto a influências de amigos ou mesmo de familiares.
Os adolescentes são, atualmente, os principais usuários de drogas. Grande parte dos jovens entre 16 e 18 anos já consumiram maconha ou ecstasy. Porém os consumidores de cocaína são os que mais procuram tratamento. Tratamento esse que é feito a base de psicoterapia promovendo a abstinência das drogas com o uso e antidepressivos. A formação do usuário como ser humano também influencia na sua permanência ou não nesse mundo obscuro. O que significa que quanto mais apoio, carinho e atenção dos pais e familiares, menores serão as chances desses criarem alguma curiosidade nos entorpecentes.
...