PESQUISA SOCIAL
Relatório de pesquisa: PESQUISA SOCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: concalima • 19/9/2014 • Relatório de pesquisa • 6.490 Palavras (26 Páginas) • 160 Visualizações
VERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
PESQUISA SOCIAL: Conhecer a realidade para poder transformá-la
X
Projeto de pesquisa na área de transferência de renda
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: análise de política pública de redução de pobreza e distribuição de renda
Maria da Conceição Rodrigues Vieira RA: 385096
Edvânia M. de Souza M. Soares RA: 397716
Orientador(a) – Tutora presencial: Poliana Gragen Ferreira
JOÃO PESSOA
2014
MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES VIEIRA RA: 385096
EDVÂNIA M. DE SOUZA M. SOARES RA: 397716
PESQUISA SOCIAL: Conhecer a realidade para poder transformá-la
X
Projeto de pesquisa na área de transferência de renda
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: análise de política pública de redução de pobreza e distribuição de renda
JOÃO PESSOA
SET/2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 Histórico do Programa Bolsa Família 6
2 JUSTIFICATIVA 8
3 PROBLEMATIZAÇÃO 9
4 OBJETIVOS 10
4.1 Geral 10
4.2 Específicos 10
5 REFERENCIAL TEÓRICO 11
6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 16
6.1 Área de estudo 16
6.2 População de estudo e período de referência 17
6.3 Coleta de Dados 17
6.4 Definição das Variáveis 18
6.5 Processamento e análise dos dados 18
7 CRONOGRAMA 19
Referências 20
1 INTRODUÇÃO
Um projeto de pesquisa é um documento que planeja todas as ações a serem desenvolvidas ao longo processo de pesquisa. Tem como função de definir e planejar, orientando o caminho a ser seguido, as etapas e estratégias.
Portanto para se desenvolver a problemática da pesquisa desejada em Ciências Sociais é dizer de forma mais simples e direto possível, como as ideias, as situações e os instrumentos do trabalho a ser pesquisado podem ser criados pensados e experimentados pelos agentes envolvidos.
Trata-se da aquisição de diferentes métodos utilizados para se desenvolver uma pesquisa. Deve se seguir passos como realização de pesquisa bibliográfica abordadas por autores da área de metodologia científica e tem como objetivo reunir conceitos e evidências capazes de sustentar uma abordagem mais ampla na classificação dos tipos de pesquisa aplicáveis às ciências sociais.
O relatório/Projeto científico foi desenvolvido seguindo o passo a passo da ATPS – Atividade Prática Supervisionada como a importância da apropriação dos conceitos de Pesquisa Social relacionados ao tema e seus principais tipos de pesquisa de acordo com as suas finalidades; de acordo com os meios, procedimentos ou técnicas, ou ainda uma classificação denominada geral.
Além do conhecimento dos métodos, tipos de pesquisas e as etapas foi elaborada uma descrição e análise das mesmas. Finalmente, as conclusões pertinentes ao tema.
No segundo momento deste trabalho de pesquisa em serviço social elaborou-se um projeto de pesquisa onde se buscou o conhecimento coletivo das condições de vida das pessoas envolvidas no Programa de Transferência de renda sob a égide do Programa Bolsa Família, numa tentativa de recriar nos agentes envolvidos as formas concretas de visão desta política como forma concreta de visão dos beneficiários, dos grupos que participam do direito e do poder de pensarem, produzirem e dirigirem os usos de seu saber e acesso ao Programa Bolsa Família – PBF, como forma de Política Pública de Transferência Monetária de Renda como forma de justiça social utilizando os métodos e procedimentos que poderão ser utilizados em uma investigação científica para constatar a veracidade dos fatos.
2 MÉTODOS DE PESQUISA SOCIAL
Segundo Gil (2011.p.15) Método “é um conjunto de procedimentos suficientemente gerais para possibilitar o desenvolvimento de uma investigação científica ou de significativa parte dela”
Existem vários métodos de investigação científica. Portanto, torna-se conveniente classifica-los pois é grande a variedade de métodos e vários sistemas de classificação são adotados. Que, segundo o autor (GIL, 2011p. 17) optou-se em classificá-los em dois grandes grupos:
Grupo 1: Dos que proporcionam as bases lógicas da investigação científica
Desenvolvidos a partir do elevado grau de abstração; Possibilitam ao pesquisador decidir o alcance de sua investigação; As regras de explicação dos fatos e; a validade de suas
...