Paul Ricker
Tese: Paul Ricker. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: braga1213 • 18/11/2014 • Tese • 551 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
Paul Ricoeur
Nascido em 1913 na França, criado em uma família protestante, chegou até ser capturado por nazistas na segunda guerra. Antes disso, em 1936, foi licenciado em filosofia e criou a revista Être, inspirada nos preceitos de Karl Barth, teólogo cristão suíço. No pós-guerra foi acadêmico na Universidade da Sorbonne. Passou também pelas universidades de Louvaina (Bélgica) e Yale (EUA), onde elaborou uma importante obra de filosofia política. Ricœur participou em debates sobre linguística, psicanálise, o estruturalismo e a hermenêutica, com um interesse particular pelos textos sagrados do cristianismo.
Seus campos de atuação são: Filosofia, Hermenêutica, Fenomenologia, Existencialismo.
Suas obras mais importantes são: A filosofia da vontade (primeira parte: O voluntário e o involuntário, 1950; segunda parte: Finitude e culpa, 1960, em dois volumes: O homem falível e A simbólica do mal). De 1969 é O conflito das interpretações. Em 1975 apareceu A metáfora viva.
FICHA TÉCNICA:
Título: Etica e Moral
Autor: Paul Ricoeur
Tradutor: António Campelo Amaral
Revisão da Tradução: José M. S. Rosa
Colecção: Textos Clássicos LUSOSOFIA
Design da Capa: António Rodrigues Tomé
Composição & Paginação: José e M. S. Rosa
Universidade da Beira Interior
Covilha, 2011
Apresentação:
Fazer um resumo destacando as principais idéias apresentadas pelos (as) autores (as), ilustrando-as por meio de citações contidas na obra, com aspas e indicação de página.
Exemplo:
Introdutoriamente o livro retrata que o desenvolvimento do conhecimento é algo que depende do seu contexto histórico e social assim como relatado pela autora “(...) as ideias e o conhecimento são representações da vida do ser humano, num dado momento de sua história, o conhecimento reflete o contexto social no qual é produzido (p. 9)”
Após as citações, seguem-se os comentários, expressando a compreensão pessoal e crítica do texto, baseando-se ou não em outras leituras e autores que você já conheça.
Exemplo:
A partir desta citação podemos entender que o conhecimento é uma produção humana, construído em um espaço social e com implicações políticas. Política, entendida aqui, como uma ação consciente e direcionada para um determinado fim, que no caso, caracteriza-se pela socialização do saber com vistas à melhoria da qualidade de vida. Mas nem sempre o conhecimento foi tratado a partir desta dimensão ética, pois...
...