Pesquisa Em Servico Social
Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa Em Servico Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 080808 • 29/10/2014 • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
jjjjPesquisa em Serviço Social
Metodologia cientifica
METODOLOGIA CIENTÍFICA refere-se a forma como os pesquisadores/cientistas devem proceder para obter um conhecimento científico. São vários tipos de pesquisas, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, experimental, pesquisa de campo, etc. Cada uma tem métodos específicos. Você pode escolher os métodos mais adequados para o tipo de pesquisa que quer desenvolver.
A metodologia inclui a forma de elaboração de projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações, teses, etc. Isso tudo segue as normas da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas). O objetivo da Metodologia Científica, é a de lhe oferecer conhecimento de um conjunto de métodos, os quais irão lhe permitir estudar melhor, e consequentemente aprender melhor, as demais matérias do seu curso.
Papel da Pesquisa e da Função do Profissional de Serviço Social para a Área de Ciências Humanas e Sociais
A prática social está sempre localizada em uma sociedade concreta, com suas determinações históricas sociais, na qual a prática do Serviço Social situa-se em um movimento cujos objetivos ultrapassam o âmbito restrito das tarefas que a profissão desenvolve. A prática profissional assume como função socioinstitucional predominante a reprodução da força de trabalho, atuando em espaços sócios ocupacionais destinados aos setores expropriados de seus direitos, excluídos das condições de reproduzirem-se e impedidos de garantirem suas necessidades básicas.
Atuando em organizações públicas e privadas dos quadros dominantes da sociedade, cujo campo é a prestação de serviços sociais, o Assistente Social exerce uma ação eminentemente ‘educativa’, ‘organizativa’, nas classes trabalhadoras. Seu objetivo é transformar a maneira de ver, de agir, de se comportar e de sentir dos indivíduos em sua inserção na sociedade. Essa ação incide, portanto, sobre o modo de viver e de pensar dos trabalhadores, a partir de situações vivenciadas no seu cotidiano, embora se realize através da prestação dos serviço sociais, previstos e efetivados pelas entidades a que o profissional se vincula contratualmente.
Entende-se assim que a análise das tarefas em si mesmas não permite desvendar a lógica no interior da qual elas ganham sentido, ou seja, estão colocadas no conjunto dos mecanismos contraditórios de coerção e controle das classes subalternas na sociedade capitalista.
Nas duas últimas décadas, a profissão consolidou em seu processo de formação e exercício profissional, uma postura que tem procurado modificar o modo de interferir na reprodução da força de trabalho, tanto na dimensão material, como sociopolítica e ideocultural, buscando reconstruir as relações sociais mediante as ações que desenvolve, na direção de formar novos valores, modos de pensar e agir da população com a qual trabalha, contribuindo para a defesa intransigente dos direitos humanos, da justiça, da liberdade, da eqüidade, e da democracia. Esta reconstrução das formas de atuação do assistente social, no âmbito de seu espaço sócio ocupacional, implica em retraduzir os valores ético-políticos no relacionamento que estabelece com os profissionais, instituições/organizações e população.
Serviços prestados com qualidade social significam ações que transcendem a concepção do simples assistencialismo, que não promovem mudanças e nem desenvolvimento socioassitencial. Ao contrário, assumem a perspectiva de ações voltadas para transformações efetivas de realidades opressoras e excludentes de direitos sociais. Tem uma dimensão racional e técnica, mas fundamentalmente política, em que o cidadão sai da condição subalterna de "assistido", assumindo a posição de “sujeito de direitos”. São ações voltadas para a promoção e o desenvolvimento humano, e não para o alívio de situações pontuais, sem efetivamente provocar mudanças e transformar realidades.
A pesquisa que, necessariamente, gera a produção do conhecimento tornou-se pré-requisito ao assistente social, sendo que por meio da investigação científica, que na verdade é a sistematização de uma determinada realidade social, o profissional consegue apreender as intrincadas conexões do real e, assim, construir um caminho mais seguro para aproximar-se de respostas concretas tão almejadas nas suas intervenções.
Projeto de Pesquisa
1-Tema:
Drogas:
Geralmente o primeiro contato com as drogas ocorre já na adolescência, ali mesmo na roda de amigos. Várias são as causas que estão relacionadas com o início da utilização das drogas:
Auto-afirmação; Baixa auto-estima;
Problemas familiares;
Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
Ajuda a esquecer ou fugir dos problemas familiares ou profissionais;
A facilidade de acesso e obtenção;
Buscas de novas sensações e satisfações;
Influência de amigos, traficantes e propagandas;
Por esta na moda;
Barato que sai caro
Dificilmente uma pessoa que é dependente de drogas consegue abandonar o vício sem ajuda. Por isso é importante identificar as pessoas que usam drogas o mais cedo possível para poder ajudá-las. Mesmo no começo do uso de drogas, já ocorrem algumas mudanças no comportamento e atitudes desta pessoa.
1-Delimitação do tema:
Porque o consumo de Drogas lícitas e ilícitas esta cada vez mais a população.
2-Problematização:
* Porque as drogas ilícitas estão cada vez mais avançadas atualmente?
* Conscientização ou punições mais severas: Qual a forma mais eficaz de combate?
...