TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Dissertações: Planejamento Estratégico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

A identificação de uma situação - problema é facilitada se o ator social (que são todos os indivíduos, grupos, organizações e comunidades envolvidas ou comprometidas por decisões adotadas para projetar e gerenciar recursos) apresentar dinamismo e um planejamento estratégico adequado.

Existem diversas maneiras para identificação dos problemas entre elas a Metodologia de Planejamento das Situações (MPS). A MPS procura viabilizar uma aproximação aos conceitos adotados para o PEG (Planejamento Estratégico Governamental) e ao conjunto de procedimentos necessários para começar um processo dessa natureza em uma instituição pública. A MDS pode ser considerada uma variação do estudo de caso ou método de caso.

É preciso que o ator social possua diretrizes para a ação estratégica, uma visão sobre os condicionantes da ação de governo, tratamento de problemas no âmbito metodológico e também a construção de um fluxograma explicativo da situação. É respeitável citar que o diagnóstico de uma situação é o alicerce para determinar ações em um plano estratégico; e após isso estabelecer um plano, pensar na viabilidade do projeto e na forma de realizá-lo e por último operá-lo, de acordo com o momento, com a realidade existente. Ainda assim, é preciso monitorar, reavaliar continuamente a situação, pois infortúnios podem acontecer.

Em uma situação-problema há distintos pontos de vista, anotações e diagnósticos, de modo que cada olhar de cada ator social é importante na formulação do problema relevante à situação em determinado momento. A classificação dos problemas acontece de diferentes modos; em estruturado (quando é possível enumerar todas as variáveis que o compõem) e quase estruturado (quando se enumera apenas algumas das variáveis que o compõe). O problema também pode ser uma ameaça, uma oportunidade ou um obstáculo, dependendo do ponto de vista cada ator que o enxerga. E finalmente, os problemas podem ser classificados quanto ao tempo, à governabilidade, à abrangência e à estruturação. Com isso, é necessária a reflexão para poder obter suas causas, exposições e consequencias que pode ser explicada por um fluxograma ou mapa cognitivo.

O fluxograma é um mapa cognitivo que busca sintetizar a discussão realizada por uma equipe sobre uma determinada situação problema. A sua estruturação é baseada no estabelecimento de ralações de causa e de efeito entre as variáveis que a compõem.

A Wikipédia define fluxograma como é um tipo de diagrama, e pode ser abrangido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que evidencia a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo efetivado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está desempenhando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

Com este mapa, o ator social, enxerga melhor a situação e o processo. O fluxograma é uma ferramenta de organização, arranjado para operacionalizar o caminho a ser percorrido.

O fluxograma possui alguns nós críticos ou nós explicativos que são o encadeamento de causas ou cadeias causais da situação-problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com