Planejamento Estratégico
Por: Betânia Almeida • 7/6/2018 • Artigo • 709 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
ATIVIDADE 4
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL
- A partir do conceito de “momento”, explique a crítica de Matus à concepção convencional que trata o planejamento em etapas separadas e estanques. Além disso, descreva de forma simplificada os quatro “momentos” principais da Gestão Estratégica.
De acordo com Matus, o planejamento convencional não tem uma característica meramente cronológica e indica instância, ocasião, circunstância ou conjuntura, pela qual passa um processo contínuo ou em cadeia, sem começo nem fim bem definidos. Os quatro principais “momentos” da Gestão Estratégica são: Diagnóstico, onde demonstra a conjuntura que se quer atuar ou mudar (foi, é e tende a ser); Formulação, onde é expressado o futuro desejado; Estratégia, que é estudar quais às possibilidades de conceber e executar o projeto; Operação, é a execução do trabalho (fazer, implementar, monitorar, avaliar).
- Explique a importância da relação entre tempo e o vértice “capacidade de governo” para a condução de um mandato eletivo com pretensões de mudanças sociais substantivas.
Matus interpreta o conceito de Governabilidade através de um “triangulo de governo”, composto por três variáveis: projeto de governo, capacidade de governo e apoio político. A Capacidade de Governo ou governança é compreendida como o recurso cognitivo (saber governar) com o qual conta a equipe de governo e deriva desse conjunto de fatores. Relaciona-se a uma capacidade de análise de viabilidade que é essencial para a Governabilidade e diretamente proporcional à Capacidade de Governo.
- O que é um ator social e um jogo social? Dê 1 exemplo de cada conceito.
Ator social: é conceituado por Matus como uma pessoa, grupo ou organização que “participa de algum “jogo social”, que possui um projeto político, controla algum recurso relevante, tem, acumula (ou desacomoda) forças no seu decorrer e possui, portanto, capacidade de produzir fatos capazes de viabilizar seu projeto” (MATUS, 2016, p. 99).
Jogo Social: o autor caracteriza o agir social como um jogo que pode
ser de natureza cooperativa ou conflitiva. Sinaliza que em um jogo social, “diferentes jogadores têm perspectivas que podem ser comuns ou divergentes e controlam recursos que estão distribuídos entre os jogadores segundo suas histórias de acumulação de forças em jogos anteriores” (MATUS, 2016, p. 99).
- Explique a importância da definição de prazos e a especificação dos recursos que serão mobilizados para execução de cada ação, atividade ou tarefa de um plano.
Matus informa que a definição de prazos é indispensável para o acompanhamento e avaliação do plano. Estes estão relacionados com a data limite para finalização da ação, marcando a trajetória do plano, com os pré-requisitos, as concomitâncias, os intervalos ou os pontos predeterminados de confluência (datas simbólicas etc.). A definição dos prazos e a especificação do recurso são etapas fundamentais para mobilizar e viabilizar a consecução dos seus objetivos. Afinal, a execução de um plano implica no gerenciamento de múltiplos recursos escassos.
...