Planejamento Estratégico
Artigo: Planejamento Estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxuelritt • 8/11/2013 • 323 Palavras (2 Páginas) • 435 Visualizações
Planejamento Estratégico
Segundo Porter (2004) a falta de um planejamento significa que ela “corre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência”. ENAP (1999) destaca que a importância de realizar o planejamento estratégico, pois visa preparar a organização para adaptá-la aos novos contextos ambientais (inovação tecnológica, novos modelos de gestão administrativa); repensar o que está sendo feito; definir novas diretrizes para o futuro; e traçar novos programas ou eliminar linhas de ação superadas.
Estratégia expressa “tudo o que se refere às relações entre organização e o seu ambiente”, pois as organizações sofrem influencias diretas do seu ambiente, e o planejamento é o processo que direciona para o que é importante e assim permite subsidiar o processo de tomada de decisões da organização (ANSOFF, 1965). “Na busca da satisfação de necessidades recíprocas organizacionais e de consumidores e clientes, uma instituição precisa planejar o seu futuro”. Mais do que isso, precisa ser viável sobrevivendo e crescendo quando possível (COBRA, 1992).
Objetivos Estratégicos
De acordo Maximiano (2005) “os objetivos são os estados futuros que a empresa e os seus colaboradores pretendem alcançar através da aplicação sinérgica de recursos materiais e humanos”.
Segundo Oliveira (2008) os objetivos adquirem a sua devida importância a partir do momento que o gestor reconhece sua existência e usa-os como base para a tomada de decisões.
Analise de SWOT
A Análise SWOT, uma ferramenta clássica da área de Administração, ainda é pouco adotada por micro e pequenas empresas. Ela é muito útil, pois incentiva o empreendedor a analisar a empresa de uma forma simples, objetiva e propositiva.
A ferramenta é recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio e para análise contextual. O empreendedor deve identificar seus pontos fortes (strengths) e fracos (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) ao seu negócio. Em geral, as forças e fraquezas estão dentro da empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças costumam ter origem externa.
...