Planejamento Estratégico
Artigos Científicos: Planejamento Estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagneriano • 11/10/2014 • 747 Palavras (3 Páginas) • 439 Visualizações
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1.1 CONCEITO DO PLANEJAMENTO
Por definição planejamento significa o desenvolvimento de um programa para a realização de objetivos e metas organizacionais, envolvendo a escolha de um curso de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito, a determinação de quando e como a ação deve ser realizada. Desta forma, o planejamento proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar – se para mudanças que poderiam afetar os objetivos organizacionais.
2.1.2 ORIGEM
O termo estratégia tem sua origem no meio militar, onde significava, de maneira geral, a arte de vencer uma guerra. Tornou-se célebre a obra de Sun Tzu, “A Arte da Guerra”, idealizada no século V a.C., na qual preconizava o emprego de ações estratégicas que foram utilizadas na época. A importância desta obra pode ser constatada nos dias de hoje, tanto nas forças armadas, como na sua adaptação para o meio empresarial.
A origem do planejamento estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações, onde os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê de fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo prazo.
2.1.3 FASES
Visão: É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças.
Missão: A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz.
Analisar o ambiente externo: Uma vez declarada a visão e missão da empresa, seus dirigentes devem conhecer as partes do ambiente que precisam monitorar para atingir suas metas. É preciso analisar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro.
Oportunidades: Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing e mercado.
Ameaças: Ameaça ambiental é um desafio decorrente de uma tendência desfavorável que levaria a deterioração das vendas ou lucro. Analisar o ambiente interno Verificar quais são as qualidades e o que pode ou deve ser melhorado na organização. Esses são os pontos fortes/forças e fracos/fraquezas do seu negócio.
Analisar a situação atual: Analisar a situação atual dos negócios para descobrir como está sua empresa, tanto internamente, como em relação ao mercado. Essa etapa é fundamental, já que é o alicerce do restante do planejamento.
Definir objetivos e Metas: São elementos que identificam de forma clara e precisa o que a empresa deseja e pretende alcançar. A partir dos objetivos e de todos os dados levantados acima, são definidas as metas. As Metas existem para monitorar o progresso da empresa. Para cada meta existe normalmente um plano operacional, que é o conjunto de ações necessárias para atingi-la;Toda meta, ao ser definida, deve conter a unidade de medida e onde se pretende chegar.
Formular e Implementar a Estratégia: Até aqui, você definiu a missão e visão do seu negócio e definiu metas e objetivos visando atender sua missão em direção à visão declarada. Agora, é necessário definir-se um plano para se atingir as metas estabelecidas, ou seja, a empresa precisa de uma formulação de estratégias para serem implantadas. Após o desenvolvimento das principais estratégias da empresa, deve-se
...