Plágio
Resenha: Plágio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rachelperrut • 12/2/2014 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 686 Visualizações
No texto “O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas”, de Sonia M. R. Vasconcelos, que discute varias definições de plágios, Vale ressaltar, que uma delas é bastante utilizada em vários países, que é “apropriação ou imitação da linguagem, ideias ou pensamentos de outro autor e a representação das mesmas como se fossem daquele que as utiliza”. Ideias, textos e palavras sem dar o devido crédito merecido. Em outro trecho de seu texto ela relata que em algumas faculdades é possível atribuir a nota zero para trabalhos plagiados. A autora deixa explícito no texto sobre os tipos de plágio e o que essa forma de atitude pode ocasionar ao praticante, prejudicando este e trazendo sérias consequências.
Uma política de “tolerância zero” vem se estabelecendo através de periódicos internacionais. Ela menciona também, como certos países reagem à respeito disso e citado exemplos , mostrando que em alguns lugares o plágio é tratado com menos seriedade e que em outros lugares como no Ocidente, a noção de propriedade intelectual, tradicionalmente, é bem mais coletiva do que individual, ou seja eles não dão tanta importância para o individualismo, a criatividade individual. Contudo, o conceito de plágio ainda é bastante generalizado, pois em cada país há uma forma diferente para o entendimento deste, por exemplo, em países de língua inglesa, pessoas acreditam que ideias e expressões escritas podem ser possuídas e utilizadas. Pois quando um autor escreve uma determinada sequência de palavras ou frases expressando ideias, esse autor, de fato, é dono de tais construções e ideias. Portanto, a utilização de palavras sem a devida atribuição ao autor se configura roubo. Bem diferente, acontece na China, que as palavras e ideias deveriam pertencer e ser compartilhadas na sociedade. O aumento do plágio em produções científicas preocupa pesquisadores em todo o mundo, a facilidade de acesso aos dados da produção científica, por meio da internet, acaba ajudando quem “não quer ter o trabalho de gerar um texto original”. Com isso, a falta de regras padronizadas para avaliação do plágio acaba dificultando o combate à prática.
...