Politica De Seguridade Social
Ensaios: Politica De Seguridade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glorialg • 24/4/2014 • 344 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL
A proteção social de Assistência Social consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios, e auxilio ofertados pelo SUAS , para atenuação e prevenção do impacto das vicissitudes sociais e naturais ao ciclos de vidas, á dignidade humana e á família como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional.
A seguridade social ou segurança social consiste num conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações como a velhice, a doença e o desemprego e que é financiada pela sociedade.
Baseado em artigos de Aldaíza Sposati faremos uma breve argumentação sobre proteção social e seguridade social. A ideia de seguridade no Brasil surgiu em 1891 com a Constituição daquele ano onde se usou a expressão aposentadoria pela primeira vez, com a lei de Eloy Chaves que foi um dispositivo embrionário para o fomento da Previdência
Social no Brasil, e com a Constituição de 88 foi que se teve um conceito moderno de Seguridade Social envolvendo a saúde publica, assistência social e previdência social com sistema de proteção social.
A proteção social tem sido um grande desafio já que em sua grande maioria não tem chegado a quem realmente precisa. Compreendemos por proteção social algo se possa atenuar um pouco as mazelas de nossa sociedade, sejam elas de pequena, medias ou alta complexibilidade
Para que isso se desenvolva é necessário que haja objetivos de cada sistema: A Previdência Social é sistema contributivo e de filiação que concederá aos assegurados benefícios visando a cobertura dos riscos de doenças, invalidez, morte, idade avançada, proteção á maternidade e á família sua cobertura vai do nascimento até pós-morte.
Quando as politicas de saúde pública deverão garantir gratuitamente a toda sociedade brasileira à acessibilidade aos serviços de saúde. Já a assistência social, nos termos do artigo 202 do texto constitucional destinam-se amparar, gratuitamente, as camadas menos favorecidas, através de programas e ações de proteção.
Essa universalização de sistemas necessita ser unificada e abranger outras politicas como a de habitação, trabalho e educação para seguridade social e deixar de ser conceito para virar realidade.
...