TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Mais Limpa

Dissertações: Produção Mais Limpa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

Produção mais Limpa

Em 1989, a expressão “Produção mais Limpa” foi lançada pela Unep (United Nations Environment Program) e pela DTIE (Division of Technology, Industry and Environment):

“Produção Mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e serviços, para aumentar a eficiência de produção e reduzir os riscos para o ser humano e o ambiente”.

Geralmente, as práticas de Produção mais Limpa, que reduzem a quantidade de reagentes tóxicos descartados no ambiente, são simples e de fácil execução. Consistem em aperfeiçoar processos isolados e em fazer com que materiais, como água e matéria primas, circulem o máximo possível dentro do processo antes do descarte, resultando em melhor aproveitamento de matéria-prima e energia (Fig. 2.2).

Como aplicar os conceitos de Produção mais Limpa

A Produção mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia para minimizar ou reduzir o uso de materiais e energia, reduzindo a quantidade dos resíduos (Fig. 2.3). Para isto é necessário que se conheça profundamente a empresa em que a Produção mais Limpa será aplicada.

3. Balanços de massa e energia

Balanços de massa e energia são ferramentas que auxiliam o engenheiro a conhecer um processo, a identificar os fluxos de materiais e energia que atravessam o processo, a estabelecer os principais locais de geração de resíduos ou de desperdício de energia de forma quantitativa. Somente com o conhecimento detalhado destes fluxos é possível propor opções para minimização de resíduos e emissões ou de consumo de energia.

Na tarefa da aula anterior, algumas dificuldades ficaram evidentes ao tentar se estabelecer as quantidades das principais matérias primas, os materiais auxiliares, os resíduos e as emissões. Resíduos e emissões, por exemplo, podem se originar de diferentes matérias primas por diferentes razões. Para coletar os dados e para calcular os custos de descarte dos resíduos ou a perda de matéria prima, deve-se estar apto a identificar:

· Qual a quantidade de matéria prima, materiais e energia usada neste determinado processo

· Qual a quantidade de resíduos e emissões

· De qual parte dos processos vêm os resíduos e as emissões

· Qual a parte da matéria prima que se torna resíduo?

· Qual a parte da matéria prima ou dos materiais utilizados se perde na forma de emissões voláteis

As quantidades de material que são processadas nas indústrias podem ser descritas por balanços de massa. Esses balanços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com