Projeto De Literatura Infantil
Trabalho Universitário: Projeto De Literatura Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tanialcantara • 13/5/2014 • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 1.198 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
Tema: literatura infantil
Titulo: Passeio pelo mundo encantado da literatura infantil
INTRODUÇÃO
A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização. (Cagneti,1996 p.7) (citação direta com mais de três linhas tem que ser destacada do texto, como uma outra que você colocou)
A literatura infantil proporciona a criança à descoberta de um mundo que mistura o real e os sonhos, ela deve ser entendida como a leitura que permite a criança uma viagem por sua imaginação, que é tão importante na infância, é um espaço que a criança tem de soltar a imaginação desenvolver emoções e sentimentos, significativamente e prazerosamente, portanto seja através de contos de fadas, fabulas, mitos, cordel, gibis, livros de imagens, etc., devem ser incluídos na rotina pedagógica de um educador.
Essa literatura tem um objetivo muito além de apenas divertir as crianças, ela tanto instrui e ensina valores na infância como constrói cidadãos-criticos-pensantes.
É essa literatura apaixonante que tem principal papel na formação de valores das crianças. A leitura deve ser instigada e espontânea, não se deve falar em hábito, afinal ninguém lê hoje porque leu ontem, lê-se sempre por vontade de ler.
A criança que desde cedo mantém contato fixo com obras literárias infantis crescerá tendo uma maior compreensão de si e do semelhante, ampliara seus horizontes tanto culturalmente como socialmente, visto que é na leitura que a criança se deixa atrair pela curiosidade através dos sentidos, e esse universo escondido no livro pode estimular o pequeno leitor a uma interação com sua língua e desenvolvimento da capacidade de se expressar, facilitando assim a alfabetização. Sendo intrinsseca a vida da criança como essa literatura pode contribuir para a formação de cidadãos melhores e mais engajados socialmente?
PROBLEMA
De que modo a literatura infantil contribui para a formação e desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e pessoais da criança, em âmbito escolar e social.
HIPÓTESE
A literatura não deve ser encarada pelo aluno como uma obrigação, o professor deve usar a criatividade para incrementar a historia e consequentemente a compreensão e a construção do conhecimento da criança. A historia contada em sala deve ser adequada para a faixa etária dos alunos, o professor deve expor os valores que a historias traz consigo abrindo um espaço pra dialogo possibilitando a troca de opiniões e desenvolvimento da capacidade de expressão, uma forma de ensinar a criança a se comportar socialmente e usando o exemplo do comportamento do personagem principal na historia e do comportamento das crianças na vida real, dessa forma o aluno se torna uma pessoa critica e com ideologias criadas a partir da historia contada.
A literatura infantil deve ser trabalhada de forma que a criança desenvolva a imaginação e a reflexão, o ambiente de leitura deve ser dinâmico e criativo, a forma como a historia é contada também implica na interpretação da criança, uma história bem contada, com as entonações certas ou usando de recursos criativos, aprimoram a imaginação da criança e faz com que ela se sinta dentro da historia.
É necessário que a criança tenha contato com varias formas de textos orais e escritos como: livros, revistas, e-books, entre outros, para que sua cognitividade seja trabalhada, e as discussões ao final das historias são imprescindíveis para que se desenvolva a interação social do aluno.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
• Buscar demonstrar ao aluno o prazer que a leitura proporciona, os valores que ela ensina e a importância que tem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Trazer a criança para perto da literatura
• Desenvolver a capacidade de ouvir da criança através das historias contadas
• Desenvolver a capacidade do aluno de falar e se expressar em publico começando por sua sala de aula
• Usar dos contos infantis para ensinar ao aluno valores como: A obediência, o respeito, o amor, a solidariedade, a capacidade de perdoar, o altruísmo, entre outros.
• Desenvolver a capacidade de interpretação e argumentação, e a capacidade de retirar a moral de um texto.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto tem por finalidade incentivar o aprofundamento e desenvolvimento da literatura infantil no trabalho pedagógico. Ele é necessário pois possibilita ao aluno a capacidade de ouvir e repassar seu entendimento e aflorar a curiosidade consequentemente ajudando no processo de leitura e escrita e também para mostrar o prazer de ler ao aluno e o fazer entender que é maravilhoso conhecer um novo universo e não encarar a leitura apenas como uma atividade corriqueira da escola.
A criança deve ter contato o mais cedo possível com a leitura, quanto mais cedo esse contato, tanto maior será a possibilidade de formação de um adulto leitor. Quem já se deu a oportunidade de poder entrar no universo dos livros, sabe quão importante e prazeroso é.
Não só as histórias lidas, mas também as historias contadas despertam o interesse dos ouvintes, ainda mais da criança que possui uma alta capacidade de imaginação, esse projeto pode desenvolver a capacidade de pensar, criar e escrever.
REVISÃO DE LITERATURA
Existiam na Europa no sec. XVIII realidades bem diferentes, Conforme se deu a consolidação da burguesia e da economia capitalista, nasceu também à necessidade de escolaridade para as classes mais baixas, as crianças da burguesia tinham acesso aos clássicos da literatura enquanto que as mais pobres ouviam contos, cantigas da cavalaria e cordéis feitos através de contos folclóricos. No século em questão observou-se a necessidade de trabalhar a literatura
...