Projeto De Pesquisa: A Mulher Reconhecendo A Si Mesma Como Sujeito De Direito
Artigo: Projeto De Pesquisa: A Mulher Reconhecendo A Si Mesma Como Sujeito De Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sartore • 4/5/2014 • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 612 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
LAUDINEIA DE SOUZA SARTORE
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
VII SEMESTRE: PROJETO DE PESQUISA
Eunápolis
Abril - 2014
LAUDINEIA DE SOUZA SARTORE
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
VII SEMESTRE: PROJETO DE PESQUISA
Produção Textual Interdisciplinar e Individual do VII semestre, apresentado ao Curso Superior de Graduação em Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho e Serviço Social; Oficina de formação – Tecnologia da Informação.
Profs. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rodrigo Zambon.
Eunápolis
Abril - 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 04
3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO 04
4. JUSTIFICATIVA 04
5. METODOLOGIA 05
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 05
7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 06
8. ORÇAMENTO 07
9. RESULTADOS ESPERADOS 08
10. REFERÊNCIAS 08
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa em questão tem por objetivo discorrer sobre os principais direitos das mulheres, bem como sobre as intervenções do profissional em assistência social no tocante à garantia dos mesmos, identificando as principais intervenções do serviço social frente às políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da mulher, bem como detectando os principais fatores responsáveis pela situação de risco e vulnerabilidade das mulheres na atualidade.
Constata-se que existe um grande número de mulheres que não se reconhecem como sujeito de direito, por falta de orientação ou mesmo interesse em conhecê-los, muitas vezes ocasionado pelo tempo transcorrido em que as mesmas viviam em uma posição secundária, à parte dos acontecimentos sociais, políticos e econômicos ao seu redor.
Andrade (2012) afirma que “o mundo moderno apresenta hoje novos desafios para a construção da equidade de gênero, que emergem no momento em que as sociedades parece dirigir-se justamente na direção contrária”.
Para que as mulheres se sintam e sejam respeitadas enquanto sujeito de direito é muito importante a participação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, tendo em vista que o mesmo desempenha papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres, prevenindo diversas situações onde verifica-se a violação de diversos direitos, tais como a violência doméstica, o abuso sexual, as discriminações, inclusive no trabalho, dentre outras.
Para tanto entram em ação tanto o CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, como o CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social, que ofertam serviços diversos, voltados para a defesa de direitos, que são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da Assistência Social.
Deve-se, portanto, haver um engajamento na luta contra a opressão e discriminação da mulher, tendo em vista, tratar-se, a mesma, de sujeito de direitos civis e políticos.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A mulher reconhecendo a si mesma como sujeito de direitos.
3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO
3.1. GERAL:
Discorrer sobre os principais direitos das mulheres, bem como sobre as intervenções do profissional em assistência social no tocante à garantia dos mesmos.
3.2. ESPECÍFICOS:
• Identificar as principais intervenções do serviço social frente às políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da mulher;
• Discorrer sobre as politicas públicas voltadas para o público feminino;
• Detectar os principais fatores responsáveis pela situação de risco e vulnerabilidade das mulheres na atualidade.
4. JUSTIFICATIVA
Apesar das várias politicas sociais voltadas para atender ao público feminino, bem como as diversas leis de proteção à mulher, ainda existe um grande número em situações de risco social, em grande vulnerabilidade devido a diversos fatores, principalmente a falta de conhecimento das mesmas sobre seus direitos.
Tendo em vista o exposto, é que se pensou em realizar um trabalho voltado para a divulgação de informações no que concerne às politicas sociais voltadas para este publico, bem como os trabalhos de intervenção efetuados pelo serviço social no âmbito do SUAS – Serviço Único de Assistência Social.
O trabalho visa discorrer sobre as politicas públicas voltadas para o público feminino, divulgando informações a todos quantos se interessarem pelo conteúdo, de forma a colaborar para que mais pessoas venham a engajar-se no combate aos principais fatores responsáveis pela situação de risco e vulnerabilidade das mulheres na atualidade, colaborando assim com o trabalho desenvolvido pelo serviço social no que tange a este público, bem como levando informações ao público feminino, para que as mesmas venham a reconhecer a si mesmas como sujeitos de direito.
5. METODOLOGIA
...