Projeções de mão de obra qualificada no brasil: cenários para a disponibilidade de engenheiros até 2020
Artigo: Projeções de mão de obra qualificada no brasil: cenários para a disponibilidade de engenheiros até 2020. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagneriori • 23/11/2014 • Artigo • 484 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
WAGNER APARECIDO IORI
PROJEÇÕES DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA NO BRASIL: CENÁRIOS PARA A DISPONIBILIDADE DE ENGENHEIROS ATÉ 2020
Sinop/MT - 2014/2
A preocupação atual com o futuro da mão de obra especializada deixou claro com este artigo que existem muitos setores no ramo da construção civil, onde se criou um alerta para as necessidades de uma proposta para a realização de uma metodologia em que se deve combinar uma unidade compensadora para um modelo simplificado para a entrada e saída do mercado de trabalho.
Esta metodologia permitiu calcular uma projeção ano a ano, onde se percebe resultados desagregados por sexo e grupos quinquenais. A busca para uma metodologia estudada onde se realizou uma simulação de cenários onde a priorização é na formação de profissionais para estarem aptos no mercado de trabalho brasileiro até o ano de 2020.
O grande número de ingressantes e concluintes nos cursos superiores onde já diferenciam em função dos possíveis ritmos de expansão. Nesta busca para uma projeção demográfica, onde a busca de resultados mostrou duas situações relevantes, onde se altera e aponta para a feminização e o rejuvenescimento da força de trabalho.
O amadurecimento ao que se diz em estudar e saber sobre uma projeção e estimativa populacional, onde se tem um planejamento de atividades de setores públicos e privados no país. É altamente útil as informações contidas, para que se possa organizar e ter uma estrutura adequada a demanda de uma população num breve futuro, onde o foco será antecipar as necessidades de atendimento ao público alvo de políticas públicas.
Conforme informações adquiridas através de pesquisas realizadas e elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), População em Idade Ativa (PIA) – entre 15 e 65 anos – deverá atingir seu pico, em termos relativos, em 2023, quando corresponderá a aproximadamente 71% da população do país. A partir de 2028, deve então verificar-se o declínio deste grupo populacional, o que terá efeitos relevantes sobre a disponibilidade de mão de obra no mercado nacional. Conforme “Rafael Henrique Moraes Pereira, Paulo A. Meyer M. Nascimento e Thiago Costa Araújo,
Vimos também à preocupação de bases públicas envolvidas nas projeções populacionais e de força de trabalho, onde apresentou a metodologia e alguns resultados obtidos com a aplicação de métodos ou simulações sobre a disponibilidade no mercado de trabalho brasileiro, onde foi tecidas reflexões e recomendações para estudos futuros.
A disponibilidade da força e trabalho ganhou uma relevância no atual contexto econômico-demográfico do Brasil, onde esta marcada, por um lado, pelo acelerado processo de envelhecimento populacional em curso e, por outro, pelo forte ritmo de crescimento da economia observado nos
...