Propriedade Competitivas Da Administração De Operações
Dissertações: Propriedade Competitivas Da Administração De Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Allyssonsfs • 2/12/2014 • 1.156 Palavras (5 Páginas) • 1.864 Visualizações
Propriedades competitivas da administração de operações
A administração de operações deve estar alinhada com a missão, a visão e os objetivos estratégicos da organização, traduzindo as estratégias em prioridades competitivas que vão determinar a natureza das operações, essas propriedades podem ser mensuradas pelo alcance de cinco objetivos de desempenho: custo, qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade.
Esses critérios permitem à organização desenvolver vantagens competitivas capazes de diferenciar a empresa de seus concorrentes e, assim, oferecer mais valor aos clientes.
Custo: A empresa pode competir oferecendo produtos e serviços com preços menores do que o da concorrência, mas permitindo um retorno para a organização, cabe ao gerente de operações tomar decisões que busquem manter a estrutura de custos baixo para que a organização consiga oferecer produtos de qualidade a um preço razoável, assegurando uma margem de lucro e satisfatória.
Qualidade: A empresa pode competir pela qualidade dos produtos e serviços. Produtos e serviços de alta qualidade garantem maior satisfação do consumidor e permitem maior diferenciação da empresa perante os concorrentes.
Rapidez: A empresa pode competir reduzindo a duração de seu ciclo de exploração e a rapidez com a entrega se seus produtos ou serviço ao cliente, a competição baseada nessa prioridade possui 3 dimensões , que são : a rapidez da entrega, rapidez de operação interna que a o tempo gasto para produzir os bens e a velocidade de desenvolvimento que é a rapidez com que o produto é introduzido ao mercado.
Confiabilidade: A empresa pode competir desenvolvendo relações de confiança com seus clientes tornando- o fiel a empresa, isso significa que a empresa deve busca fazer as coisas de acordo com as expectativas do cliente, evitando cancelamento ou atrasos.
Flexibilidade: A empresa pode competir mudando as operações e adaptando-se as demandas do consumidor, essa flexibilidade referir-se ao produto e ao volume. A flexibilidade de produto quer dizer que a empresa enfatiza
a personalização dos produtos ou serviços de acordo com o cliente e a flexibilidade de volume refere-se a capacidade de acelerar ou desacelerar os níveis de produção na demanda por um produto ou serviço
A empresa deve escolher as prioridades competitivas com as quais vai diferenciar suas operações.
Planejamento Estratégico do sistema de operações
Definidas as prioridades competitivas é necessário planejar as operações da organização de forma a concretizar os objetivos estratégicos o que inclui um conjunto de decisões de natureza estratégica que consiste em projetar o sistema de operações da organização e incluem decisões relativas ao planejamento do produto, da capacidade, da localização, do processo e do layout.
Vejamos em que consiste cada estratégia:
Projeto de produto ou serviço
O processo de planejamento tem inicio com o projeto de produto ou serviço, que consiste na decisão acerca dos produtos ou serviços que a organização deve produzir, essa decisão pode ser dividida em 3 etapas básicas :
• Coleta das opiniões de outros membros da organização
• Escolha das ideias que reúnem as vantagens tecnológicas
• Produção de um projeto final do produto ou serviço
Planejamento da Capacidade
O segundo passo do planejamento consiste em decidir a capacidade do sistema de operações, ou seja, a capacidade de produção.
O primeiro passo para definir a capacidade de produção consiste em estimar a demanda pelos produtos ou serviços. Lembrando que a organização pode aumentar ou diminuir a capacidade produtiva com relativa facilidade alterando a força de trabalho, expandindo as instalações ou subcontratando outras empresas.
Planejamento da localização
O planejamento da localização é o processo que envolve a escolha da localização geográfica das instalações de uma organização, essa é uma das decisões mais importantes já que pode exercer grande impacto na lucratividade da empresa. A abordagem mais comum para selecionar a localização consiste em uma analise de custo-benefício levando em conta critérios quantitativos, referentes aos custos mensurares, critérios qualitativos que correspondem a conveniências como proximidade do mercado, proximidade dos fornecedores, clima, atitudes da comunidade, infraestrutura da região e proximidade dos concorrentes.
Planejamento
...