Psicologia Aplicada Ao Direito
Trabalho Universitário: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayarav • 1/10/2013 • 1.348 Palavras (6 Páginas) • 516 Visualizações
Psicologia
1) Descreva o objeto de estudo da Psicologia e em seguida comente de que forma a Psicologia pode ajudar a compreender o comportamento humano;
O objeto de estudo da Psicologia são os processos intra-individuais e ambientais que provocam mudanças de comportamento, ela pode ajudar na compreensão do comportamento humano, pois estuda a subjetividade, e é ela que nos faz compreender a totalidade da vida humana, pois é o individuo em todas as suas expressões visíveis, invisíveis, singulares e genéricas.
2) Descreva as características do conhecimento científico.
O conhecimento científico psicológico se dá por meio do método científico utilizado pelos psicólogos para descrever, compreender, prever e, finalmente, alcançar algum nível de controle sobre o assunto que estão estudando. Assim eles formulam uma teoria que os permite produzir uma série de hipóteses acerca do fenômeno em questão. Por meio de pesquisas eles testam suas previsões e a partir dos resultados indicam qual melhor se encaixa para cada situação.
3) Diferencie Psicologia do Senso comum da Psicologia científica.
A Psicologia do Senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo de tentativas e erros que adquirimos ao longo dos tempos seja passado de geração a geração ou por própria vivencia; se baseia nos sentidos e, por isso, acredita em tudo o que vê e sente. Já a Psicologia científica é focada em fatos que podem ser comprovados cientificamente, pois a mesma é embasada principalmente pela ciência e procura através do raciocínio e dos métodos experimentais comprovar aquilo que os sentidos mostram.
4) Qual o tipo de conhecimento mais confiável, o oriundo da ciência ou o oriundo do senso comum? Justifique.
O conhecimento mais confiável seria o oriundo da ciência, pois, cientificamente quando algo é constatado e comprovado a todos aquilo se torna uma “verdade universal” e é inquestionável já que existem provas de que tal fato é real e concreto. Já o senso comum se difere de pessoa para pessoa devido à cultura de cada um, por exemplo, e por isso não é tão confiável por ser algo mutável.
5) Conforme Morris & Maisto (Livro texto) conceitue Psicologia cite pelo menos seis áreas de estudo dentro da Psicologia.
A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. Entre as principais áreas dentro da psicologia podem ser citadas a “Psicologia do desenvolvimento”, a “Psicologia fisiológica”, a “Psicologia experimental”, a “Psicologia da personalidade”, a “Psicologia social” e a “Psicologia industrial e organizacional”.
6) Para Morris & Maisto (Livro Texto) todos os psicólogos partilham um interesse comum em cinco questões permanentes que perpassam suas áreas de especialização e desvendam a essência do que significa ser humano. A seguir descreva cada um dos seguintes fatores: Pessoa-situação; Natureza-Criação; Estabilidade-Mudança; Diversidade-universalidade; Mente-corpo.
Pessoa-situação: Estuda se o comportamento das pessoas é resultado de processos internos ou externos.
Natureza-criação: Estuda se somos resultados da experiência ou da genética.
Estabilidade-Mudança: Estuda sobre a hipótese das características de uma pessoa mudarem. “A criança de hoje será o adulto de amanhã?”
Diversidade-universalidade: Estuda se as pessoas são iguais, semelhantes ou diferentes.
Mente-corpo: Estuda de que maneira mente e corpo estão conectados.
7) Morris e Maisto (Livro Texto) no início do século XX a maioria dos cursos de Psicologia localizava-se nos departamentos de filosofia, todavia surgiram inúmeras abordagens e correntes teóricas tais como o estruturalismo, funcionalismo, psicodinâmica, behaviorismo, gestalt. A seguir identifique um autor para cada uma das correntes apresentadas.
Estruturalismo – Wilhelm Wundt
Funcionalismo – William James
Psicodinâmica – Sigmund Freud
Behaviorismo – John B. Watson
Gestalt – Max Wertheimer
8) Descreva de modo resumido as principais contribuições dos seguintes teóricos da psicologia: Wundt, William James, Freud, Watson e Skinner.
Wundt: Fundou o primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Ele pôs-se a tentar explicar a experiência imediata e a desenvolver maneiras de estudá-las cientificamente. Deu importância central à atenção seletiva – processo por meio do qual determinamos em que vamos prestar atenção em um determinado momento.
William James: Desafiou o “estruturalismo” e mencionou que as percepções, emoções e imagens não podem ser separadas; a consciência flui continuamente. Ele desenvolveu uma teoria funcionalista dos processos mentais e do comportamento.
Freud: A fim de desvendar o inconsciente, Freud desenvolveu a técnica da associação livre. Lançou a teoria psicodinâmica com os fundamentos do estudo da personalidade e dos distúrbios psicológicos.
Watson: Para ele, a psicologia era o estudo de comportamentos observáveis, mensuráveis – e nada mais. Interessou-se em alterar o comportamento por meio do condicionamento. Essa visão ficou conhecida como behaviorismo.
Skinner: Ele adicionou um novo elemento ao repertório behaviorista: o reforço.
9) Relate de modo breve o que significa estereótipos de gênero para Morris e Maisto (Livro Texto).
Estereótipos de gênero são as características consideradas típicas de cada sexo.
10) Morris e Maisto (Livro Texto) citam como principais métodos de pesquisa em Psicologia a observação natural, a pesquisa correlacional, o estudo de caso, a pesquisa experimental e a pesquisa de levantamento. Cite de modo abreviado a característica de cada uma delas.
Observação Natural: pessoas e animais num contexto próprio.
Pesquisa Correlacional: estudo relações entre variáveis (métodos estatísticos).
Estudos
...