QUANDO O SOCIÓLOGO QUER SABER O QUE É SER PROFESSOR
Artigos Científicos: QUANDO O SOCIÓLOGO QUER SABER O QUE É SER PROFESSOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yseangel • 14/11/2014 • 277 Palavras (2 Páginas) • 1.005 Visualizações
QUANDO O SOCIÓLOGO QUER SABER O QUE É SER PROFESSOR.
Entrevista com François Dubet.
COMENTÁRIOS:
Este texto realmente despertou minha vontade de entrar em sala e encarar esse “mar de mentes” em construção, porem também me deixou um pouco preocupada refletindo sobre a realidade em que se encontram as nossas escolas publicas, e também de como a mente dos nossos adolescentes estão tão “conturbadas”. É certo que a missão de ser um professor não é fácil, é uma responsabilidade muito grande, e certamente deve exigir um estremo autocontrole de si mesmo para assim pode lidar com outras pessoas.
François adotou um método que ele denominou “golpe de estado”, mas isso certamente não se aplicaria nas escolas publicas do Brasil, com tantos casos de alunos que atentam contra a integridade física dos professores, atualmente tem que saber dobrasse em sala de aula, essa relação aluno-professor e visse versa é algo bem complicado tem que haver confiança dos dois lados, e essa questão me deixa um pouco temerosa, mas acreditamos que isso venha a mudar, pelo menos eu ainda mantenho minhas esperanças.
Algo que me chamou muita atenção foi a analise dele sobre o sistema educacional, dizendo que esse sistema foi criado para um aluno que não existe, um aluno que é um gênio. E realmente é. O sistema não esta preocupado com a origem e nem a individualidade de cada aluno, nem os professores com a capacidade de abstração de cada um, e isso vai gerando mais repetentes ou o famoso aluno que só estuda para passar, e isso não é gratificante nem para o aluno, nem para o professor, muito menos para a sociedade. Certamente, há muito que reaver no âmbito educacional.
...