QUESTÕES FISCAIS PARA ORÇAMENTO
Projeto de pesquisa: QUESTÕES FISCAIS PARA ORÇAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Muiva • 7/11/2013 • Projeto de pesquisa • 10.125 Palavras (41 Páginas) • 249 Visualizações
SUMARIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................1
1.CONCEITO DE ORÇAMENTO.......................................................................2
2.ORÇAMENTO GERAL....................................................................................3
3. ORÇAMENTO FLEXÍVEL..............................................................................4
4. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO..........................5
5. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO.............................6
6.ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA.........................................................7
7. BALANÇO PATRIMONIAL............................................................................8
8.DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO.................................9
9.DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA..............................................10
10.A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A
UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS............................................11
CONCLUSÃO.....................................................................................................12
REFERÊNCIAS...................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Entendo a gestão empresarial como um modelo de trabalho, orientado por um política de valores, capaz de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, procurando viabilizar o alcance dos objetivos propostos por uma organização (empresa).
Ela pode encerrar critérios formais e/ou informais de atuação, evidenciando a Visão, os Valores e a Missão que norteiam o alcance dos objetivos e resultados procurados.
Inspirada nesse modelo, ela formata a sua estrutura hierárquica, o organograma de cargos e funções, o processo disciplinar e os incentivos, as principais interfaces operacionais internas e externas, a estratégia comercial e de marketing, a logística, o desenvolvimento de parceiros, da sua cadeia de suprimentos, entre outros.
Pode evidenciar maior ou menor grau de centralização de poder, decisão e ação de acordo com o desenvolvimento de suas relações internas com parceiros, colaboradores e modelo de negócio.
Desse modo, o objetivo do presente artigo é apresentar e discutir a importância da utilização do orçamento como uma ferramenta essencial no processo de gestão empresarial, sendo um elemento de destaque no planejamento, organização e controle das organizações. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica
Exploratória a fim de evidenciar esta importância. Sendo assim, verificou-se que o orçamento, se aplicado de forma eficiente, proporciona uma base sólida de informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Neste sentido, entende-se que o orçamento é indispensável no processo de avaliação de desempenho, onde são identificados eventuais desvios e os mesmos podem ser corrigidos e/ou controlados e o sucesso organizacional seja alcançado. Desse modo, é possível afirmar que através do uso de orçamentos os administradores norteiam suas atividades e decisões, planejam, organizam, controlam e analisam a desempenho da empresa.
1. CONCEITO DE ORÇAMENTO
O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.
Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de US$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.
Outro exemplo de orçamento, pode ser visto nas viagens, quando os turistas decidem viajar com determinada quantia de dinheiro e ele sabe que esse dinheiro é o dinheiro com o qual dispõe para atender às suas necessidades durante o tempo que esteja planejado. Se um viajante tem um orçamento de U$S 500 para umas férias de quatro dias, e no segundo dia já tem gastado uns U$S 400… ainda ficam dois dias para se manter, então, ao analisar os números o viajante vai perceber que tem que cortar as despesas para evitar a falta de dinheiro antes do fim da viagem.
O orçamento também é o cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto: “Ontem, o eletricista estava em casa e me deixou o seu orçamento diz que a nova instalação será de U$S 150 “, “o nosso orçamento para o criar um site é de U$S 200, excluindo os custos de manutenção mensal. ”
Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.
Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.
Mais um artigo deste conceito:
Um orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. O orçamento do Estado inclui gastos para este ano com o pagamento da dívida externa.
De alguma maneira, poderia ser comparado ao orçamento como um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir com metas manifestadas em valores e em termos financeiros, de acordo com concretas condições estipuladas. Graças a
...