Qual é o significado da política de senso mais comum
Artigo: Qual é o significado da política de senso mais comum. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 13/9/2014 • Artigo • 266 Palavras (2 Páginas) • 546 Visualizações
3- Qual é o significado da política mais presente no senso comum ? Devemos reproduzi-lo? Por quê?
É o significado pejorativo, que considera como um ato duvidoso de pouca confiabilidade, se passa como um poder distante da sociedade, distante do cidadão, exclusivo do governo, como se a sociedade não fizesse parte dele, eles os políticos exercem a política, porém os cargos por eles ocupados são representativos. Trata da ideia de que a política é um mal necessário o qual se deve desconfiar, aos atuais detentores dos cargos políticos e os que querem futuramente ocupar esses cargos, unicamente para privilegiar interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos, prejudicando a sociedade, mesmo que ocorra a mudança o que mudaria, nesse caso, seria apenas os interesses individuais porém continuariam individuais.
Não se deve reproduzi-lo, porque afasta os cidadãos da política quando esses pensam que política é algo para ser feito apenas por um tipo determinado cidadão, os denominados Políticos, os quais todos os cidadãos deveriam ser, políticos e politizados.
2- Dentre os diferentes significados da política, destaque os que melhor se adequam ao estudo a ciência política e da teoria geral do Estado.
Políticas públicas e/ ou Políticas Governamentais, em que o estado designa atividades organizacionais e as distribui para a melhor administração pública, controlando as instituições que compõem o estado, governando-as cuidando para que toda a funcionalidade pretendida pela instituição do estado seja atendida, concerne à sociedade como um todo.
É a ação dos governantes (políticos) que controlam e possuem o poder para gerir o estado em nome do coletivo, suas ações, apoiando ou contrariando as próprias práticas estatais e formas de governo.
...