RE: Classe Média
Monografias: RE: Classe Média. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JaoVictormachado • 31/5/2014 • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 342 Visualizações
Uma classe social é uma coligação de pessoas que têm status social igual segundo critérios diferentes, principalmente o econômico assim como de que família pertence e nasceu, o chamado ter ou não "berço". Diferencia-se do conceito casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status e mudar de classe social de que é originário é possível de acontecer. A divisão da sociedade em classes é consequência dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx. É do papel ocupado por cada classe que depende o nível de fortuna e de rendimento, o gênero de vida e numerosas características culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condições no processo de produção e que têm afinidades políticas e ideológicas.
2.0 CONCEITOS
2.1 Classes sociais.
Emile Durkhein: Para este estudioso os fenômenos sociais são definidos pela sociedade, pelo coletivo, e não pelo individual. As leis exemplificam este pensamento, pois elas organizam a vida em conjunto, agindo sobre a vida de todos, mas um sujeito único não modifica ou cria as leis, e sim a sociedade. Este teórico compara a sociedade a um corpo humano, em que todas as partes têm uma função, logo não existe hierarquia entre as mesmas, o que acarreta em uma sociedade harmônica. Para Durkheim, até o crime é considerado normal, pois não há sociedade onde ele não exista, até porque o delito, segundo Durkheim, tem uma função social, que é a função de manter e gerar uma coesão social.
Karl Marx: As Classes sociais surgem pela eterna luta de classes. Ele separava as classes sociais em Classe Dominada (quem disponibiliza a força de trabalho braçal), e a Classe dominante (quem possui os meios de produção) que por sua vez influencia a sociedade, impondo a sua estrutura social através de ideologias e normas políticas, religiosas culturais ou econômicas. Sempre que surge uma nova Classe Dominante surge também uma nova Classe Dominada. Segundo a óptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, a desigualdade social através da classe social está relacionada ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, entre outros. Existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração.
Max Weber: Ele criou um conceito de classe social usado até hoje, baseado em algumas características sociais como, economia, dominação monopolista, educação, prestigio... Não nega a existência das lutas de classes, porem não atribui a transformação social somente a ela.
2.2 IDEOLOGIA
Ideologia é o conjunto de normas e regras que norteiam o indivíduo em sua forma de agir, pensar e sentir. Procuram ocultar suas origens nos interesses sociais.
Suas normas e regras são criadas pela Classe Dominante (Burguesia) pra manter a Classe Dominada (Proletariado).
Ideologia segundo Marx
Ilusão, falsa consciência (concepção na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como o motor da vida real). Segundo Marx a divisão social das classes se define por sua posição de modo de produção, ou seja, são constituídas pelas estruturas sociais e não pelos indivíduos. São a estrutura da sociedade que dá origem as classes sociais. Mas para a classe dominada continuar sendo dominada, a elite precisa usar meios de manipulações e ferramentas ideológicas, onde através dessas ferramentas eles modificam os conceitos éticos, culturais e sociais. Esses meios e ferramentas podem ser encontrados nos três poderes, mídias sociais e nas religiões. Que fazem que as pessoas assimilem algumas sabedorias convencionais erronias e acabem retirando o enfoque da real ideia que existe por trás disso. O controlador trata o controlado como se fosse uma coisa e molda suas crenças, costumes e comportamentos sem contar
...