REGIÕES DO BRASIL E SUAS CULTURAS
Por: Matheus Filipe • 31/5/2019 • Artigo • 4.911 Palavras (20 Páginas) • 202 Visualizações
O Brasil é um país com uma enorme extensão territorial, ele apresenta uma área de 8,5 milhões de km² e ocupa o quinto lugar no ranking mundial. Todo es
se território é dividido em cinco Regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.
Divisão regional do Brasil
Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, cujas capitais são: Goiânia, Cuiabá e Campo Grande respectivamente. Nessa região está localizado a capital federal do brasil, Brasília. totalizando 1,6 milhões de km².
Sendo a segunda maior extensão territorial entre as regiões brasileiras, perdendo apenas para a Região Norte.
• Religião
Segundo o Censo de 2010 a religião predominante dessa região é o catolicismo e em segundo o protestantismo..
• Festas
A Cavalhada é a festa mais conhecida da região. Trata-se da encenação de uma batalha medieval realizada ao ar livre, onde um grupo de cavaleiros se veste de azul - representando os cristãos, e um grupo de cavaleiros se veste de vermelho - representando os mouros.
A festa tem a duração de três dias, cujo desfecho é a vitória dos cristãos sobre os mouros e a conversão destes para o cristianismo.
Outra festa típica é o Fogaréu. Trata-se de uma procissão em que é encenada a prisão de Jesus e, assim, se realiza na Semana Santa.
Além dessas festas, são ainda comemoradas: Folia de Reis, Festa do Divino, Festa de São Benedito, Romarias do Divino Pai Eterno, Congada de Catalão, Nossa Senhora dos Navegantes, entre outras.
• Danças e Musicas
Siriri - De cunho religioso, é dançada por homens e mulheres, inclusive crianças, ao som da viola de cocho - instrumento típico da região e reconhecido como patrimônio nacional, do ganzá e do mocho. Ao dançar os dançarinos parecem estar fazendo brincadeiras indígenas.
Cururu -Esta é dançada exclusivamente por homens ao som da viola de mocho, do reco-reco e do ganzá, bem como do desafio dos repentistas - herança dos migrantes paulistas. Também de cunho religioso, está presente especialmente nas festas do Divino Espírito Santo.
Música Sertaneja -A música sertaneja é a principal marca de expressão musical da região Centro-Oeste. Além dessa, o rasqueado e a guarânia também estão presentes na região.
• Culinária
Uma vez que a agricultura da região Centro-Oeste é rica no cultivo de milho, arroz e mandioca, encontramos na sua gastronomia, pratos como bolinho de mandioca, bolo de arroz, arroz com pequi, arroz carreteiro, arroz boliviano, farofa, curau, e Maria Isabel (arroz feito com carne de sol). É ainda bastante conhecido o empadão.
Outros pratos bem típicos são: galinhada, pamonha, mojica de pintado, caribeu e chipas (espécie de pão de queijo típico do Paraguai).
• Folclore
Dentre os mitos e lendas mais conhecidos da região Centro Oeste, estão as lendas do Pé-de-garrafa, Romãozinho, A Criação do Mundo, Arranca-Língua, Saci-Pererê, Lobisomem.
O Pé-de-garrafa é representado por um homem que vive na mata. Seu corpo é coberto de pelos e seus pés tem o formato de garrafa. No seu umbigo está a sua fraqueza. Já o Romãozinho é representado por um menino muito mal-criado, que maltrata os animais e assusta as pessoas.
• Clima
O clima da região centro-oeste do Brasil é o clima tropical semiúmido. Entre os meses de março a outubro a região centro-oeste recebe muita chuva e nos meses de abril a setembro predomina um clima seco.
Embora o clima tropical semiúmido seja o mais predominante na região, no Planalto Central o clima é o tropical de altitude.
• Industria
A participação da região centro-oeste na produção industrial ainda é relativamente baixa.
Em 2014, representou apenas 4,9% de toda a produção industrial do país. Isso acontece porque essa região, tradicionalmente, especializou-se em produtos agropecuários para exportação. Atualmente vem ocorrendo uma aceleração do desenvolvimento industrial no Centro-Oeste. Esse crescimento industrial é fruto do processo de mecanização do campo, que tem exigido cada vez mais infraestrutura para o desenvolvimento das atividades agropecuárias.
Entre os principais setores da indústria que têm contribuído para esse crescimento, estão as indústrias de: alimentos, mecânica, química e têxtil.
• Palavras Predominantes
Alugar: Conversa fiada.
Apiar: Descer
Arredar: Arrastar, Tirar
Baculejo: Revista policial
Bão?: Tudo bem?
Bão demais da conta: Muito bom
Barracão: Casa
Baú ou Buzú: Ônibus coletivo
etc...
Nordeste
O Nordeste brasileiro é formado pelos estados do: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Cujas capitais são respectivamente: Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luiz, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal e Aracaju. Totalizando 1,5 milhões de km², sendo a terceira maior região em extensão territorial, e a região com maior faixa litorânea do país.
• Religião
A cultura nordestina é marcada por diversas manifestações religiosas que sofreram grande influência dos indígenas, africanos e europeus. A religião do nordeste é majoritariamente a católica, mas também há um espaço importante na região para outras religiões, como a fé Evangélica, o Candomblé e a Umbanda.
• Festas
Festa Junina - As festas juninas, as principais festas representativas da cultura do Nordeste, são comemoradas no mês de junho.
São festejadas com danças típicas como a quadrilha e o forró, bandeirolas, balões e fogos de artifício. As festas
...