Componente Curricular: BRASIL - Cultura, Poder e Sociedade Inscritos na Longa Duração
Por: TV Figueiredo • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS V
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Docente: Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes
Discentes: João Figueiredo dos Santos
Componente Curricular: BRASIL - Cultura, Poder e Sociedade Inscritos na Longa Duração - HI0027
Questionário referente ao livro Vida Privada e Ordem Privada no Império
1º) Na obra, Vida Privada e Ordem Privada no Império, o autor gerou um relato que mostra o início do governo parlamentarista Português no Rio de Janeiro, tendo como principal foco a formação da história brasileira. Alencastro produziu uma obra estruturada em tópicos e subtópicos, o que permite o leitor compreender os motivos que levaram ao desenvolvimento de um novo contexto na visão politica, social e econômica da América Portuguesa.
2º) O primeiro item inicia mostrando que em 1808 a corte e seus funcionários vieram para o América Portuguesa e trouxeram o aparato burocrático e administrativo da metrópole. No segundo item Alencastro traz a realidade da mudança da dinâmica do comércio, sendo que agora a agricultura é expandida. A vida familiar e da vida privada é trazida em um item, o ato de possuir um escravo sempre foi algo relativo a vida privada, já na realidade do Império, toda essa questão passava por regulações jurídicas, o que se fundamenta de forma importante na mudança no cenário da América Portuguesa. O império muda a realidade da escravidão, a insere numa realidade moderna.
3º) Alencastro utiliza em sua bases teóricas autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Machado de Assis. O autor usa essas bases teóricas e tantas outras para embasar suas ideias sobre os acontecimentos no Brasil que abalaram toda a dinâmica brasileira no período.
As bases teóricos usadas no livros são importantes para a criação e leitura desse trabalho, sendo que, estabeleceram uma ponte para as ideias do autor levando em conta suas colocações a níveis mais refinados do sentido, pois são amparadas por autores e obras de renome.
4º) Alencastro utiliza fontes como base para sua obra como figuras de jornais, imagens de pinturas e mapas. Essas fontes tem o encargo de sustentar suas teses sobre o tema e ilustrar ao leitor.
As imagens são utilizadas bastante no livro com a missão de alavancar o escrito pelo autor, assim aumentando a qualidade do livro e ajudando os leitores a entenderem o contexto do livro, aumentando a imersão no texto.
...