RESENHA DO ARTIGO: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, POPULAR E DEMOCRÁTICA, NA GESTÃO PAULO FREIRE, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Por: alan_rsc • 4/10/2018 • Resenha • 745 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
[pic 1]
Aluno: Alan Vieira Alvarez
RESENHA DO ARTIGO: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, POPULAR E DEMOCRÁTICA, NA GESTÃO PAULO FREIRE, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Resenha realizada como trabalho
avaliativo na disciplina de “História,
Política e Legislação” a pedido da professora Sandra Viana.
Nilópolis/RJ
Outubro/2017
O artigo “A construção da escola pública, popular e democrática, na gestão Paulo Freire, no município de São Paulo” é o resultado de uma apresentação de trabalho no XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - realizado na UNICAMP, em 2012. Proferido por Saul, professora da PUC/SP, o discurso versa sobre as características da atuação de Paulo Freire como Secretário da Educação da cidade de São Paulo e a importância do legado do educador.
Cabe acrescentar que, por se tratar de um artigo elaborado para compor a fala da professora no evento, o texto apresenta caráter narrativo em primeira pessoa no qual a autora vai relatando as ações de Paulo Freire. A descrição de Saul acerca do tema se desenvolve em uma espécie de relato de experiência. Isso porque a autora mantinha uma relação de proximidade com Freire, chegando a ser incluída por ele em um de seus projetos para a cidade de São Paulo. Cabe destacar o caráter saudosista e afetivo com que narra a autora quando se trata da sua participação na reorientação curricular junto a Freire. Destaca-se, sobretudo, a capacidade de Freire em liderar sempre em diálogo, com o objetivo de integrar todos os profissionais da educação, bem como toda comunidade.
Os temas discutidos no texto por Saul são divididos em três seções. A introdução do tema organizada na seção Primeiras palavras apresenta a importância de Paulo Freire no cenário mundial. Inúmeras pesquisas são desenvolvidas tomando Feire como suporte teórico, e diversos estudos são realizados nas universidades visando investigar o legado do educador na área da Educação. A relevância e influência de Paulo Freire residem no fato de haver em sua perspectiva uma grande ruptura com a ideia tradicional de escola. A luta pelo lugar da cultura popular dentro da escola e da emancipação do ser humano o torna hoje um dos maiores educadores críticos (p. 395).
Em seguida, na seção A mudança da cara da escola na perspectiva democrática: uma proposta ousada e Radical, a autora relata os posicionamentos e ações de Paulo Freire enquanto esteve à frente da Secretaria de educação de São Paulo. Segundo Saul, Freire sempre falava da importância de “Mudar a cara da escola”, torná-la mais democrática e participativa. Para tanto, o educador realizou dois planos de ação em sua gestão: a reorientação curricular e a formação permanente dos educadores.
No que diz respeito à reorientação curricular, criou-se diversos espaços de discussão envolvendo profissionais da educação, familiares de alunos e movimentos sociais. Uma das principais lutas de Freire era para o rompimento da tendência da escola privilegiar a cultura elitizada e desconsiderar a cultura popular. Enquanto ele esteve na Secretaria, as escolas desenvolveram seus projetos pedagógicos e eram assistidas, inclusive financeiramente, e acompanhadas pelo estado. O educador buscava valorizar o saber produzido na comunidade e acreditava que era preciso incluí-lo no currículo.
...