RESENHA SÓFOCLES
Monografias: RESENHA SÓFOCLES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taynaralala • 19/2/2015 • 281 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
ANTÍGONA- SÓFOCLES
Sófocles, em sua obra "Antígona", expõe a oposição entre o Direito Natural e o Direito Positivo. Na história, os irmãos Etéocles e Polinices eram filhos do rei Édipo e, por isso, herdeiros do trono de Tebas. Polinices cerca a cidade para tomar o trono que está em poder de Etéocles e ambos morrem em combate, um pelas mãos do outro. Com a morte dos irmãos, quem assume o trono é Creonte, irmão de Jocasta - mãe e esposa de Édipo. O novo rei de Tebas faz o enterro de Etéocles com todas as honras devidas e acusa Polinices de traidor, proclamando um edito dizendo que quem o enterrasse seria morto. Por se tratar de um irmão, Antígona se rebela contra a lei positiva de Creonte e enterra o cadáver. É a partir daí que começa a disputa entre o Direito Natural e o Direito Positivo.
A obra é bastante impactante, pois trabalha com muita precisão as questões morais. São traçados paralelos entre o autoritarismo inicial de Creonte com a determinação e dignidade moral de Antígona. Ressalta a importância do direito natural sobre o direito positivo. Outro dado importante que se extrai dessa obra é a luta de uma única mulher contra toda uma cidade. Ela nos mostra sua força, sua talante em executar aquilo que é digno e moral, deixando-nos como lição que nem sempre o legal é moral.
Como toda boa tragédia grega, no final muitas são as mortes. Contudo, o importante não é a contagem de corpos, antes, a discussão sobre grandes temas que envolvem moral, direito, política e filosofia. Esta discussão ainda faz parte do presente. Trata-se de uma leitura estimulante e de grande importância acadêmica.
...