RESENHDO CAPITULO 7 SOBRE CONHECIMENTO
Por: cyn2013 • 28/12/2020 • Resenha • 555 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
RESENHA
ANALISE DE CONTEUDO
Os autores iniciam este capitulo falando sobre as fontes de informação, que podem ser documentos de várias natureza e também pessoas.
A informação é a base do trabalho de pesquisa,sobre ela o pesquisador estabelece o problemas e suas possíveis hipoteses e sua verificação,eles apresentam as fontes de informacoes, a seguir eles falam sobre estas fontes e as possíveis tecnicas e instrumentos de utilizados para as coletas de dados ,a seguir eles falam sobre os indicadores de hipoteses e suas variaveis.
Ao falar da base documental é citado o poder do documento,mostrando os vários tipos de documentos existentes podendo ser qualquer fonte de informação ou vestigio deixado pelo homem.
Os dados estatisticos são de suma importância na pesquisa documental e também por amostragem,usar a entrevista ou o teste como metodo.
Após a escolha das fontes de informacoes e analise dos dados o pesquisador averigua as hipoteses e suas possíveis causas e efeitos do seu problema de pesquisa.
De acordo com os autores documentos sonoros e visuais são portadores de informações destacando discos ,fitas ,fotos,filmes e videos; sendo que estes itens podem ser encontrads em bibliotecas, museus de imagem e cinemateca,lembrando que estes documentos apresentam uma dificuldade de transcrição maior, uma vez que deve ser analisada cada frase e imagem.
Alem da coleta de dados será preciso: coletar,analisar ,e separar quais dados seram utilizados pois pode ocorrer um grande número de informacoes,sendo preciso selecionar quais devem ser usados.
Também foi colocado a questão da população e amostra,onde é possível escolher alguns indivíduos, assim seria bom pesquisar a população atingida que deverá ser definida com precisão e delimitado o espaço,pois não é facil alcançar uma população inteira para realizar uma pesquisa,por isso escollhe uma amostra representativa da população em estudo,para isso o pesquisador precisa ter visão critica e vigiar.
De acordo com os autores usa-se a amostra probalistica ou a não probalistica,sendo que a não probalisticaé mais simples,porém o pesquisador corre o risco de generalizar suas conclusões, não existindo a medição de toda a população.
Na amostra probalisticaa escolha é feita ao acaso sendo todos os elementos da população tem uma chance de ser selecionado,sendo possível calcular os possíveis erros de amostragem.
A amostra por estrato é a mais requisitada,pois neste metodo se divide a população em estratos em função de dados e caracteristicas uteis ao objetivo de pesquisa.
Eles não entram nos detalhes das tecnicas e instrumentos matematicos uma vez que existem vários manuais,cabendo a nós escolher as múltiplas maneiras de formar uma amostra.
E a escolha será determinada em função das necessidades de hipoteses e das exigências de sua verificação.
Os autores põe de um lado os documentos e vestigios escritos e do outro as pessoas que seram interrogadas.
Laville e Dionne (1999) destacam que a verificação da hipotese exige uma avaliação do grau de autonomia da fonte de pesquisa.
...