TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO KARL MARX - ORIGEM

Trabalho Escolar: RESUMO KARL MARX - ORIGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 3

Karl Marx e a história da exploração do homem

As Origens

Nascido na cidade de Treves, na Alemanha, Matriculou-se na universidade de Berlim, doutorando-se em filosofia, mudou-se para Paris onde juntou-se a Friedrich Engels, em suas ideias e publicações por toda a vida, expulso foi para Bruxelas, onde participou da recém fundada Liga dos comunistas, onde escreveu a obra que deu inicio ao “marxismo”. Foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou primeira internacional.

O pensamento marxista foi sintetizador de diferentes preocupações filosóficas, politicas e cientificas da época. Marx absorveu uma diferente percepção da história.

Também significativo foi o contato de Marx com o pensamento socialista e inglês do século XIX.

Ele admirava os críticos da época da sociedade burguesa e suas propostas de transformação social, apesar de julga-las utópicas

A Ideia de Alienação

A palavra “alienação” tem um conteúdo jurídico que designa a transferência ou venda de um bem ou direito.

Politicamente, também o homem se tornou alienado, pois o principio da representatividade, base do liberalismo, criou a ideia de estado como um órgão político imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi - la

Pelo poder delegado pelos indivíduos. Marx mostrou, entretanto, que na sociedade de classes esse estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta.

Alienado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar a integridade de sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico.

As Classes Sociais

A origem histórica do capitalismo

O salario

No capitalismo, ele se torna uma mercadoria, algo útil, que se pode comprar e vender. Por meio de um contrato estabelecido entre o operário e o capitalista.

O salario é, assim, o valor da força de trabalho, considerada como mercadoria. Que corresponde a quantia que permita o operário, alimentar-se, vestir-se, cuidar dos filhos, recuperar as energias e assim retornar ao trabalho no dia seguinte.

Em outras palavras, o salario deve garantir as condições de subsistência do trabalhador e sua família.

Trabalho, valor e lucro.

A mais – valia

A duração da jornada de trabalho, resulta, portanto de um calculo que leva em consideração o quanto interessa para o capitalista, produzir, obter lucro sem desvalorizar seu produto. Portanto uma coisa é o valor da força de trabalho, isto é, o salario, e outra é o quanto esse trabalho rende ao capitalista. Esse valor excedente produzido pelo operário é o que Marx chama de mais - valia

As relações politicas

As classes sociais não apresentam apenas uma diferente quantidade de riquezas, mas também posição, interesse e consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com