Recursos Humanos
Artigo: Recursos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: prisousa13 • 17/5/2014 • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ATPS ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS
BARRA DO CORDA - MA
NOVEMBRO DE 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO: BARRA DO CORDA- MA
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EMRECURSOS HUMANOS 6º PERIODO
TUTOR A DISTANCIA: PROFESSORA MA. IRMA MACARIO
TUTOR PRESENCIAL: ELIANA VITERBIA
ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS
BARRA DO CORDA - MA
NOVEMBRO DE 2013
Conceitos de Gestão de Pessoas
Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:
Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)
A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
Os objetivos da Gestão de Pessoas:
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão,
Proporcionar competitividade à organização,
Proporcionar à organização pessoas treinadas e motivadas,
Aumentar a auto atualização e a satisfação no trabalho,
Desenvolver e manter a QVT,
Administrar e impulsionar a mudança
Os seis processos de Gestão de Pessoas
1. Agregar Pessoas: recrutamento e seleção. São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa.
2. Aplicar Pessoas: modelagem no trabalho e avaliação de empenho. Incluem desenho organizacional e de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.
3. Recompensar Pessoas: remuneração, benefícios e incentivos. Processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
4. Desenvolver Pessoas: treinamento e desenvolvimento. Processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas envolve gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.
5. Manter Pessoas: higiene, segurança, qualidade de vida e relações com sindicatos. São processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas, isso inclui fatores como clima, disciplina, higiene, administração da cultura organizacional, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
6. Monitorar Pessoas: banco de dados e sistema de informações. É o acompanhamento e controle das atividades das pessoas e a verificação de seus resultados.
As pessoas constituem o mais importante capital das organizações, havendo uma relação de interdependência entre elas. Cada uma das partes tem seus objetivos, objetivos organizacionais e objetivos individuais. Antes as pessoas eram consideradas apenas recursos (humanos), mão de obra, mas a mentalidade das organizações evoluiu, passando a enxergar as pessoas como colaboradores, vendo que se estimuladas corretamente elas passariam a agir como parceiros atingindo então as metas da organização, e também seus objetivos pessoais tais como o crescimento profissional e melhor qualidade de vida. Resultando em uma relação de ganha-ganha.
Sobre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas...
No filme é retratada e satirizada a realidade da década de 1930 do período industrial, momento depressão pós-crise de 1929 vivido pelos norte-americanos, onde mostra que os trabalhadores da época tinham sua mão de obra explorada pelas indústrias que só queriam obter lucros, pois estava indo à falência devido à crise. Mostra como a classe trabalhadora era tratada pelos donos dos meios de produção, com cargas horarias extensas e abusivas, obrigando-os sempre a produzir mais em menos tempo, em locais sem a mínima segurança e higiene. O numero de desempregados só aumentava, pois as maquinas substituíam o trabalho humano, exigindo apenas poucos operadores especializados para determinada função, destaca-se então a divisão de tarefas transformando o homem em uma espécie de máquina. Na época muitas pessoas passavam fome e não tinham emprego, e as poucas que trabalhavam eram exploradas sob condições desumanas e com salários indignos, por outro lado, havia os donos das indústrias que queriam fugir da falência e obter lucratividade. O filme ainda continua sendo atual, porque mostra um contexto social parecido com nosso dia- a -dia, como se Chaplin tivesse uma visão do futuro. O avanço tecnológico não atingiu plenamente o objetivo da melhoria da sociedade humana, porque trouxe consequências que o homem não consegue administrar. Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias.
...