Relatório sobre o tema das ciências sociais e suas representações na sociedade
Relatório de pesquisa: Relatório sobre o tema das ciências sociais e suas representações na sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nancyramiros • 23/2/2015 • Relatório de pesquisa • 4.948 Palavras (20 Páginas) • 284 Visualizações
Trabalho Completo Ciencias Sociais
Ciencias Sociais
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Outras
Enviado por: 15 outubro 2013
Palavras: 5547 | Páginas: 23
Universidade Anhanguera Uniderp
Relatório Sobre a Temática Das Ciências Sociais e Suas Representações na Sociedade.
• Curso: Administração
• Disciplina: Ciências Sociais
• Unidade: Pólo Pelotas
• Prof. EAD: Helenrose Aparecida S Pedroso Coelho
• Ano/Semestre: 2012 1°semestre
• Nome dos autores:
17 novembro/2012
Sumario
• Introdução
• Significado de Cultura
• O Indivíduo e a Socialização
• Trabalho, Consumo e Sociedade.
• Divergências Sociais
• Exploração Do Meio Ambiente
• Considerações Finais
• Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO.
Neste trabalho, veremos que enquanto ciência, a sociologia tem o objetivo de sistematizar o estudo dos fenômenos sociais em busca de resolução aos problemas sociais. Os sociólogos buscam compreender as diferentes interações entre as pessoas para que possam estabelecer relações de causa e efeito dos diferentes fenômenos sociais e assim indicar para as organizações públicas e privadas maneiras de atender às necessidades dos indivíduos, buscar os seus direitos, estabelecer os seus deveres ou o que quer que seja para a humanidade como um todo avance em busca de melhor qualidade de vida.
SIGNIFICADOS DE CULTURA.
O ser humano dentre as espécies que habitam o planeta é o que tem maior facilidade de se adaptar a novos ambientes e situações dos mais diversos aspectos e com esta facilidade de adaptação, tem uma continua absorção de conhecimentos, maneiras, hábitos e pensamento.
E com o decorrer do tempo estas aquisições vão se consolidando e tornando-se mais efetivas e naturais. Ainda que a maioria das maneiras e hábitos seja herdada ou ensinada, pelos pais, a grande evolução deste se dá com o passar do tempo e com conhecimento adquirido através da convivência em sociedade e grupos sociais dos quais tem suas regras e normas, onde cada integrante deve seguir e cumpri-las para que se possa ter um bom convívio na sociedade e em grupo.
Com a associação de hábitos e tradições de grupos ou etnias de diferentes continentes a humanidade desenvolve suas culturas conforme cada região ou tradição dos grupos a qual pertence, mesmo que cada um com suas características próprias ou individuais tem algumas que são universais, dentre elas podemos destacar o sinal de positivo com o dedo polegar, confirmações de sim ou de não com a cabeça e ainda o sinal de ok que e feito com a mão semi- fechada. A utilização destes gestos e sinais e de utilização normais e aceitáveis em qualquer membro de grupos ou de sociedades que fazem parte da cultura brasileira.
O desenvolvimento de hábitos, gestos e sinais pelos grupos fez com que se criem diversos tipos de culturas pela humanidade, sendo que dentro de um único país pode-se distinguir vários tipos de cultura, assim como sentidos diferentes para este assunto, podendo defini-lo como: cultura na linguagem Latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, cultura em filosofia é explicada como conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural e cultura também e definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
Dentre as definições de cultura que foram relatadas anteriormente a que mais nós interessamos no momento é a cultura com definição dada pelas ciências sociais, pois é ela que melhor define o sentido de cultura para o ser humano, por se tratar de conhecimentos e valores que são adquiridos diariamente e com o passar do tempo. A cultura de uma sociedade ou de um grupo pode ser identificada pelos seus valores, crenças, normas, regras, idiomas e etc.
O INDIVIDUO E A SOCIALIZAÇÃO.
A história do homem é tão antiga quanto à criação da sociedade, antes mesmo de saber se comunicar o homem que habitava o planeta já vivia em sociedade, mesmo que sem saber disto ele já tinha comunidades especificas, porém com atitudes e rituais primitivos assim como animais.
O homem ou ser humano não foi concebido para viver isoladamente sem ter convivência com outros de sua espécie, para isto o organismo biológico do homem fez uma correlação com o ambiente fazendo com que o homem se abrisse para o mundo de tal forma que se adaptasse em qualquer território.
A fácil adaptação do homem em territórios faz com que ele se sobressaia sobre as outras espécies, e com esta fácil adaptação e a instintiva organização de sua espécie fez com que o homem em conjunto, tenha produzido um ambiente humano e desta forma se diferenciando das outras espécies. Desta forma o homem está entrelaçado com a sua sociedade, então podemos dizer que "o homo sapiens é sempre, e na mesma medida, homo socius". Com esta associação podemos dizer sem duvida alguma que o homem foi concebido para viver em sociedade.
A vivencia em sociedade se dá primeiramente em família e este é o principal agente socializador do individuo, tendo posteriormente a escola como a primeira grande organização social após a família, os grupos de "status", os meios de comunicações, os grupos de referências vieram após estes dois primeiros, sem deixar de serem tão importantes quanto os anteriores eles irão socializar o indivíduo com suas informações, hábitos, normas e regras.
Nas organizações e aglomerações existe um mecanismo de sistema que é definido como controle social, onde a institucionalização definida e recíproca de hábitos por tipos e características de seus componentes, ou seja, indivíduos com característica de A iram realizar atividades
...