Relaçao Entre Palavras
Por: heyyyy • 30/3/2021 • Artigo • 764 Palavras (4 Páginas) • 87 Visualizações
Ficha de Leitura
1. Referências bibliográficas
Autor: Peter Carey e Carlos Vaz Marques
Título: O Japão é um lugar estranho
Nº de páginas: 176
Editora: Tinta-Da-China
Coleção: Inexistente
Lugar e data da edição: Tinta-Da-China, fevereiro de 2009
2. Informações sobre o/a autor/a
Peter Philip Carey, nascido a 7 de maio de 1943 é um romancista e escritor australiano, atualmente reside em Nova Iorque. Quando Peter Carey era jovem, ele trabalhava com publicidade à noite e nos fins de semana apaixonando-se pela leitura começando a escrever. Nos últimos dez anos, ele escreveu muitos romances e contos que nunca tinha visto antes. Os seus romances "Oscar e Lucinda" e "A Verdadeira História de Gangue" de Ned Kelly ganharam o Prêmio Booker duas vezes. Ele também ganhou o Prêmio do Escritor da Commonwealth e o Prêmio Miles Franklin de Literatura três vezes.
3. Dados sobre a obra
1. Género: Narrativa
2. Tema principal: Viagem em busca de novos conhecimentos sobre o Japão.
3. Personagens principais
Charley, filho de Peter, tem 12 anos, aparenta ser extremamente alto, de cabelo à escovinha, tímido. Já Peter, o narrador, não se autocaracteriza.
4. Lugar e tempo de ação: A ação decorre-se na primeira década do século XXI, inicialmente em Brooklyn, Nova Iorque, onde habitam, mas maioritariamente do livro decorre-se em Tóquio, no Japão.
5. Resumo do assunto da obra.
Esta obra consiste em uma história verídica, sobre Peter e Charley em busca de estúdios de anime e os fantásticos autores de manga, assim como descobrir a capital Japonesa e a sua história.
4. Avaliação pessoal
1. Explicitação do título. Este título não existiria sem ser o que o autor aprendeu com o filho. No decorrer desta obra, Charley e principalmente, Peter, seu pai, estão em constante aprendizagem com esta viagem ao Japão. O propósito, aliás desta viagem foi conhecer o Japão e concluíram que este era estranho. Este título tem intenções em provocar e interessar o leitor que aceitará embarcar também nesta viagem com o narrador.
2. A linguagem: O registo de língua é maioritariamente informal, mediante o recurso a diálogos entre as personagens, sendo o vocabulário utilizado muito mais simples. Por vezes, a gíria é mesmo utilizada.
3. Interesse geral e particular da obra. O Japão sempre foi um destino ao qual eu desejei ir. Imediatamente eu fui ler a sinopse do livro no google, a qual me pareceu bastante interessante, pois mencionava que a obra nos levava a uma viagem a este mesmo local, referindo também a atualidade dos jovens. Ora ,eu sinto que esta descrição foi bastante cativante para mim. Contrariamente aos outros livros, que não me despertaram interesse.
...