Resenha Absenteismo
Monografias: Resenha Absenteismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatriz3 • 19/5/2013 • 544 Palavras (3 Páginas) • 936 Visualizações
SILVA, Dóris Marli Petry Paulo; MARZIALE, Maria Helena Palucci; Absenteísmo de trabalhadores de enfermagem em um hospital universitário. Revista latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 5, p. 44-51, outubro 2000.
Segundo as autoras, absenteísmo significa a ausência ou seja a falta do empregado no local do trabalho, podendo ser voluntário, quando essa ausência não é justificada, sendo por motivos pessoais ou por motivo de doença, quando ocorre algum acidente de trabalho, faltas legais, ou compulsória, sendo essa por impedimento do patrão.
Vários motivos podem levar ao absenteísmo no trabalho, como doenças, acidentes, licenças, feriados, férias e outros, no entanto algumas vezes esse absenteísmo pode ocorrer por causa da empresa, pela falta de estímulo, organização, o próprio ambiente quando desfavorável, e até mesmo uma supervisão deficiente gerando vários impactos para os funcionários, podendo esses, causar danos a saúde do trabalhador, problemas que precisam ser evitados e prevenidos.
Quando ocorre um índice elevado de absenteísmo, pode ocorrer muitos problemas, principalmente na enfermagem, pois devido a ausência de profissionais, sobrecarrega os outros trabalhadores, gerando uma queda significante da qualidade e dos cuidados prestados ao paciente, além disso gera uma grande insatisfação aos trabalhadores, deixando o cuidado inadequado.
“O índice de absenteísmo, deve refletir a porcentagem do tempo não trabalhado em decorrência das ausências em relação ao volume de atividade esperada ou planejada.” (CHIAVENATO 1994, p. 172).
Quando ocorrem ausências na equipe de enfermagem, gera transtornos ainda maiores, ocorre uma desorganização no trabalho, causando problemas ainda maiores, pois além de prejudicar a qualidade do serviço e o cuidado ao paciente, é responsabilidade do enfermeiro chefe resolver esses problemas.
Esse absenteísmo pode estar relacionado a falta de condições de trabalho oferecida aos empregados, a péssima qualidade de vida, e a uma sobrecarga excessiva, gerando o aparecimento de várias doenças, e também por estarem expostos a vários riscos, sendo esses biológicos, ergonômicos e psicossociais de acordo com a atividade desempenhada pelo profissional.
As faltas desses funcionários podem causar muitos prejuízos, gerando problemas na organização do serviço e nos cuidados de enfermagem, sendo assim as autoras viram a necessidade de realizar um estudo investigando o absenteísmo por doença junto aos trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário.
Esse estudo foi realizado com profissionais de enfermagem com tempo de serviço superior a 2 anos, casados, sexo feminino, com filhos e idade inferior a 40 anos. Foi analisados 199 funcionários, percebendo que desses apenas 26 funcionários não faltaram do serviço, e dos 173 funcionários 150 faltaram por motivo de doença e o restante por outros motivos incluindo acidente de trabalho.
Percebeu-se através desse estudo que o absenteísmo por motivo de doença é muito alto em relação aos outros motivos.
“A maioria das ausências são justificadas por atestados médicos, o que não significa que todas as ausências sejam sempre decorrentes de causas médicas.” (OTERO 1993).
Concluiu-se com este estudo que o absenteísmo é percebido como a falta do trabalhador nas atividades
...