Resenha Crítica Do Artigo - Colonização, Miscigenação E Questão Racial, Notas Sobre Equívocos E Tabus Da Historiografia Brasileira.
Dissertações: Resenha Crítica Do Artigo - Colonização, Miscigenação E Questão Racial, Notas Sobre Equívocos E Tabus Da Historiografia Brasileira.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ledsilv • 24/6/2014 • 503 Palavras (3 Páginas) • 2.033 Visualizações
Resenha crítica do artigo – Colonização, miscigenação e questão racial, notas sobre equívocos e tabus da historiografia brasileira.
Realizando a leitura do artigo fica evidente a intenção de demostrar e comparar as concepções formadas, sobre a formação do Brasil.
Os conflitos que aconteceram entre povos ao Brasil foram trágicos, devido ao encontro dos mesmos, exterminando indígenas e mantendo os negros em cativeiros. Mas com esse encontro iniciou-se a formação da crença, religião, cultura e a miscigenação étnica. Assim, tanto a miscigenação étnica, quanto a cultural estão na nossa historiografia atual desde os tempos remotos, uma problemática que existe na nossa historiografia deste seu surgimento. Partimos do pressuposto que existiram conflitos entre povos, mas que e esses resultaram da miscigenação das culturas, refazendo assim, valores e códigos. Dessa forma, relacionando com os dias de hoje, não percebemos grandes diferenças, pois os constantes conflitos étnico-sociais mostram claramente as diferenças entre culturas.
Vivemos em uma sociedade com vários aspectos culturais, crenças, costumes e raças, onde a busca pela integração dos povos sempre foi constante, mas as diferenças sociais entre classes dificulta essa integração que se arrasta desde a formação do Brasil.
A questão racial esta cada dia mais presente na sociedade, onde as constantes lutas simbolizam a necessidade de mudanças de cenário. As piadas que se relacionam com a cor da pele, as cotas nas universidades, onde os Negros são tratados como se não estivessem inseridos em uma sociedade, assim, esses preconceitos e determinações precisam ser eliminados urgentemente, pois a sociedade é infelizmente, muito preconceituosa, isto nos mostra claramente que a questão do racismo é complexa e está longe de ser resolvida.
Vivemos em uma sociedade com vários aspectos culturais, crenças, costumes e raças, onde a busca pela integração dos povos sempre foi constante, mas as diferenças sociais entre classes dificulta essa integração que se arrasta desde a formação do Brasil.
A questão racial esta cada dia mais presente na sociedade, onde as constantes lutas simbolizam a necessidade de mudanças de cenário. As piadas que se relacionam com a cor da pele, as cotas nas universidades, onde os Negros são tratados como se não estivessem inseridos em uma sociedade, assim, esses preconceitos e determinações precisam ser eliminados urgentemente, pois a sociedade é infelizmente, muito preconceituosa, isto nos mostra claramente que a questão do racismo é complexa e está longe de ser resolvida.Vivemos em uma sociedade com vários aspectos culturais, crenças, costumes e raças, onde a busca pela integração dos povos sempre foi constante, mas as diferenças sociais entre classes dificulta essa integração que se arrasta desde a formação do Brasil.
A questão racial esta cada dia mais presente na sociedade, onde as constantes lutas simbolizam a necessidade de mudanças de cenário. As piadas que se relacionam com a cor da pele, as cotas nas universidades, onde os Negros são tratados como se não estivessem inseridos em uma sociedade, assim, esses preconceitos e determinações precisam ser eliminados urgentemente, pois a sociedade é infelizmente, muito preconceituosa, isto nos mostra claramente
...