Resenha Feraretto
Artigos Científicos: Resenha Feraretto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thainicaciouesc • 25/10/2013 • 369 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Luiz Artur Ferrareto, autor do artigo “De 1919 a 1923, os primeiros momentos do rádio no Brasil”, é formado em Jornalismo e concluiu seu doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ferraretto leciona Biblioteconomia e Comunicação na mesma Instituição de ensino na qual se formou. Concentra suas pesquisas na história e no futuro dos meios de comunicação, em especial analisando a indústria de radiodifusão sonora.
O autor inicia o artigo com um resumo do assunto que será tratado no decorrer do estudo. Durante toda a leitura, Ferraretto utiliza a ferramenta da citação de vários pesquisadores científicos e de profissionais da área, o que deixa o texto mais explicativo e dinâmico. Organizando as ideias da melhor forma possível e querendo passar isso para o leitor, o texto é moldado por subtítulos, conseguindo fazer com que seja possível entender claramente o que foi abordado.
Ferraretto dá início ao seu estudo científico embarcando na história e contando como e quando o rádio foi se tornando meio de comunicação específico no Brasil. Ele relata o fato da proporção que o rádio foi abrangendo a sociedade, no começo como um meio de ligação ponto-ponto, ambos enviando e recebendo mensagens. Depois, com a evolução da tecnologia e o reconhecimento do rádio como uma ferramenta de propagação de informação e midiática, as informações foram passadas através de ondas eletromagnéticas, de estações de rádio para ouvintes dispersados em diferentes locais, a chamada ligação ponto-massa. Ele vai abordar com ênfase, maestria e clareza sobre o início do rádio no Brasil, incluindo a história das emissoras pioneiras, Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, como elas se difundiram e a importância que elas tiveram na consolidação do rádio na sociedade brasileira. Todas essas informações são ilustradas com citações de livros do próprio Ferraretto, a repercussão nos noticiários da época e de personalidades como Roquette-Pinto.
O autor foi bastante fático, contou a história e pontuou suas opiniões com clareza. Ele consegue envolver o leitor com a forma que ele narra os acontecimentos, não tornando uma leitura cansativa. Contudo, é um artigo de cunho informativo, muito bem elaborado quanto à metodologia, indicado para todas as pessoas que queriam acrescentar conhecimentos sobre a difusão da rádio no Brasil.
...