TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Moneyball

Artigos Científicos: Resenha Moneyball. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA – O HOMEM QUE MUDOU O JOGO (MONEYBALL, 2011).

O filme “O homem que mudou o jogo” é um tipo de filme, como a maioria dos filmes sobre esportes, em que é possível relacionar a uma ampla gama de conceitos da Gestão de Pessoas, pois fala sobre trabalho em equipe, motivação, persistência e liderança.

O diferencial deste filme é que se for relacionar uma empresa com ele dá para pensar na implementação de um RH com foco estratégico, já que um economista surge, representado por Peter Brandi (Jonah Hill) e apoiado pelo administrador Billy Beane (Brad Pitt), tenta mudar todo o contexto e crenças que existe no baseball com técnicas geradas por computador. Há no começo uma resistência de toda equipe, técnicos, gerentes, olheiros e jogadores, que no filme é representado pelo time “Oakland A”. Comparando a produção cinematográfica a uma empresa, percebe-se a resistência que pode ocorrer com uma nova técnica de RH, os gerentes, supervisores e operários podem oferecer resistências e se não tiver um líder com “pulso forte” a técnica pode nem chegar a ser efetivada.

Um momento bastante importante no filme é quando Peter e Billy estão conversando sobre o objetivo do baseball, e dizem que para os administradores dos times a meta principal é comprar jogadores e assim chegar à vitória, Peter contesta falando que o verdadeiro objetivo deveria ser comprar vitórias, e para isso deve-se comprar pontos. Fazendo uma ponte com o que foi visto no semestre passado deve-se na hora de contratar as pessoas, não contratar qualquer uma, mas contratar a melhor, que mais se encaixe no perfil da organização, fazendo testes que façam com que a contratada seja ótima para o trabalho na equipe, depois de contratada investir em seu treinamento para que o talento fique na empresa, com esse investimento conseguirá o desejado pelos empresários que é o lucro.

Outro caso que pode ser comentado é que um funcionário motivado e com força de vontade pode fazer mais do que lhe foi pedido, como quando Beane pede ao Brandi fazer uma lista com os três melhores jogadores e Brandi lhe apresenta um relatório onde avaliou cinquenta e um jogadores, indo bem além das expectativas e assim conquistando cada vez mais aquele que queria comprar a estratégia inovadora de um novo time.

No decorrer do filme, quando o time já perdeu várias partidas o gerente vai falar com todo o time e tenta motivá-los para que não percam a esperança e continuem dando o melhor dentro do campo. Motivação, essa técnica que pode ser dada em todos os setores de uma organização, e para facilitar o entendimento será dado um exemplo, em uma equipe de vendas que tem tido poucos resultados o chefe do departamento pode ir motivá-los, e veja bem, essa motivação não precisa vir com aumentos salariais, abono ou prêmios, pode ser uma motivação que inspire os colaboradores com palavras de incentivo, o chefe pode dizer que é uma fase que estão vivendo e que vai passar porque ele confia nos seus vendedores, ele sabe do que eles são capazes. Sem precisar gastar dinheiro algum, houve uma troca positiva, a confiança que o chefe sente nos seus subordinados.

Durante todo o filme percebe-se resistência a nova técnica, por isso Billy Beane vai pedir a David Justice para que ele o ajude com o time, para que ele seja um líder, dentro e fora do campo e, assim, com força de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com