TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Palestra Sobre Contabilidade Internacional

Pesquisas Acadêmicas: Resenha - Palestra Sobre Contabilidade Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha – Palestra sobre Contabilidade Internacional

Em 28 de dezembro de 2007, o Projeto de Lei nº 3.741/00 foi convertido na Lei nº 11.638, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2008 e trouxe alterações à Lei nº 6.404/76 de forma a atualizar as normas contábeis brasileiras, aprimorar as práticas de governança corporativa, avançar na convergência dos pronunciamentos contábeis internacionais e dar maior transparência às informações contábeis, dentre outras.

Para isso, existe um processo de implantação para se habituar às novas normas, sendo necessária a Padronização e Harmonização. A Padronização é o processo de uniformização de critérios, sem flexibilidade (creative accounting) e a Harmonização é o processo de discussão e adequação de normas de diferentes países que permite comparação.

A estrutura legal de um país, é classificada como common law (visão não legalística) ou code law (visão legalística). O que faz com que cada país tenha uma linguagem diferente de outros países, dificultando a compreensão das regras internacionais, pois em cada país terá uma interpretação, com suas influências governamentais e os interesses aos investidores.

Outra prática que diferencia os sistemas contábeis são as formas de captação de recursos. Se o país tem um sólido mercado de capitais a tendência é que sejam mais transparentes por causa dos investidores. E o país com captação de recursos por fontes governamentais ou crédito bancário executa de forma secreta, resultando em pouca transparência para os usuários.

Em outros países a influência do profissional contábil é forte, mas em alguns países, inclusive no Brasil a influência do profissional contábil é fraca e pouco atuante trazendo questionamento sobre a qualidade das demonstrações contábeis produzidas e a capacidade de intervir a edição das normas contábeis.

Quanto à qualidade da educação contábil no Brasil ainda prevalece os técnicos em contabilidade em relação aos contadores, é escassa a variedade de cursos e com opção somente noturna, que fica mais difícil para aqueles que querem se aperfeiçoar.

Os objetivos da contabilidade e das demonstrações contábeis estão fundamentados num alicerce conceitual de padrões que orienta uma contabilidade mais independente, imune às influências do governo em busca de uma profissão contábil mais forte e amadurecida.

Contudo, esperamos uma boa atuação dos profissionais contábeis, tanto os veteranos quanto aos novatos, para auxiliar e discernir a Nova Contabilidade tanto no Brasil quanto nos outros países, para que a Contabilidade se torne cada vez mais uniforme e transparente para seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com