Resenha Tempos Modernos
Monografias: Resenha Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayarapsantos95 • 26/3/2015 • 238 Palavras (1 Páginas) • 402 Visualizações
Tempos Modernos
Nayara Pereira Santos*
A Super Especialização do Trabalho
O filme Tempos Modernos, descreve a época da Revolução Industrial. Os trabalhadores passaram a executar suas tarefas, por salários. Com o surgimento das máquinas industriais, houve a necessidade da contratação de novos trabalhadores, novos recursos de produtividade surgiram aumentando a mão-de-obra, com jornadas de trabalhos extensas e redução na remuneração.
No filmes, observamos que a linha de montagem e o invento da maquina alimentadora desenvolvida para reduzir o desperdício de tempo, tinham como objetivo aumentar a produtividade, focando apenas na realização de uma única tarefa, de modo rápido e eficiente, sem se preocupar com a fadiga humana, trazendo graves conseqüências.
Essa super especialização do trabalho acarreta problemas no novo emprego de Carlitos (Charles Chaplin), onde ele tinha a função de encontrar um pedaço de madeira. Parecia uma tarefa fácil quanto apertar parafusos, mas trouxe conseqüências catastróficas, pois como era de costume, executou uma função apenas de acordo com a ordem que recebeu, não utilizou a esperteza. Como mencionava Taylor, o empregado não tem condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de executá-lo, devido a sua falta de qualificação.
Portanto, Tempos Modernos retrata a mecanização do trabalho e a desconsideração do ser humano. O filme nos faz refletir e debater o conceito da teoria cientifica, nos auxiliando a compreender todo o contexto daquela época.
REFERÊNCIAS
Filme: Tempos Modernos; Ano de produção: 1935; Estreia: 1 de janeiro de 1936; Direção e roteiro: Charles Chaplin
...