TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro Ver ou não ver

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  2.380 Visualizações

Página 1 de 2

A felicidade além dos olhos

SACKS, Oliver. Um Antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

Sacks nasceu em Londres, no ano de 1933. Formou-se em Medicina na Universidade de Queens College, especializando-se em neurologia

No texto "Ver ou não ver", o autor conta a história de um homem de 50 anos chamado Virgil. Desde sua infância, ele possuia sérios problemas na visão, apresentando-se praticamente cego. Enxergava apenas sombras, com bastante dificuldade. Sua noiva Amy, na tentativa de melhorar a vida de seu esposo, encaminhou-o para a realização de uma cirurgia no olho direito. Após o sucesso na operação, Amy decide, entusiasmada, escrever um diário expondo sua alegria de ver seu marido recuperando-se.

Após a cirurgia, Virgil passa a enxergar com mais precisão, compreendendo melhor o mundo em que vivia. No entanto, quatro meses após a operação, seu organismo acaba desenvolvendo uma nova nova doença: a síndrome de Pickwick. Isso faz Virgil perder novamente sua visão, caindo novamente no mundo da quase cegueira e retomando sua antiga vida, que se mostrava muito feliz e completa: era massagista, jogava baisebol e lia em braile.

A obra de Sacks é bastante interessante, uma vez que mostra a recuperação de um paciente sobre uma perspectiva diferente do convencional. Ao invés dele recuperar-se, ele acaba regredindo ao seu estado original de quase cegueira, porém, retoma sua essência de viver. Readquire o sentido que sua vida sempre teve: longe do " mundo ofuscante e atordoante da visão".

Del Arco, Manoel. Estudante da Faculdade de Medicina de Catanduva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com