Resenha do livro Ver ou não ver
Por: Manoel123456 • 13/4/2015 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 2.380 Visualizações
A felicidade além dos olhos
SACKS, Oliver. Um Antropólogo em Marte. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
Sacks nasceu em Londres, no ano de 1933. Formou-se em Medicina na Universidade de Queens College, especializando-se em neurologia
No texto "Ver ou não ver", o autor conta a história de um homem de 50 anos chamado Virgil. Desde sua infância, ele possuia sérios problemas na visão, apresentando-se praticamente cego. Enxergava apenas sombras, com bastante dificuldade. Sua noiva Amy, na tentativa de melhorar a vida de seu esposo, encaminhou-o para a realização de uma cirurgia no olho direito. Após o sucesso na operação, Amy decide, entusiasmada, escrever um diário expondo sua alegria de ver seu marido recuperando-se.
Após a cirurgia, Virgil passa a enxergar com mais precisão, compreendendo melhor o mundo em que vivia. No entanto, quatro meses após a operação, seu organismo acaba desenvolvendo uma nova nova doença: a síndrome de Pickwick. Isso faz Virgil perder novamente sua visão, caindo novamente no mundo da quase cegueira e retomando sua antiga vida, que se mostrava muito feliz e completa: era massagista, jogava baisebol e lia em braile.
A obra de Sacks é bastante interessante, uma vez que mostra a recuperação de um paciente sobre uma perspectiva diferente do convencional. Ao invés dele recuperar-se, ele acaba regredindo ao seu estado original de quase cegueira, porém, retoma sua essência de viver. Readquire o sentido que sua vida sempre teve: longe do " mundo ofuscante e atordoante da visão".
Del Arco, Manoel. Estudante da Faculdade de Medicina de Catanduva.
...