Resiliência, uma capacidade à ser desenvolvida em nós para vivermos dias melhores
Artigo: Resiliência, uma capacidade à ser desenvolvida em nós para vivermos dias melhores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: prsanjo • 22/11/2013 • Artigo • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 274 Visualizações
RESILIÊNCIA, UMA CAPACIDADE À SER DESENVOLVIDA EM NÓS PARA VIVERMOS DIAS MELHORES
Em nosso cotidiano ouvimos freqüentemente relatos ou casos de pessoas afirmando que superaram suas adversidades, seus sofrimentos com a ajuda de Deus, isto é, pela fé n`Ele e em Sua Palavra. Mas também, temos ouvido e visto muitos irmãos nossos retrocederem e se tornarem presas fáceis do maligno.
Mas porquê, se Deus disponibilizou através de Jesus(Is. 53:4-6; Jo. 10:10), tudo o que necessitamos para vivermos uma vida em sarada, em abundância? Porque o deus deste século cegou o entendimento de muitos(II Co. 4:4), fazendo-os viverem em áreas de sombras, não acessando a verdade e tendo total desconhecimento da capacidade, do potencial que Deus colocou dentro de cada um de nós.
Nos tornamos presas fáceis quando não conhecemos à Deus, a Sua Palavra e tudo que ele já liberou para nós vivermos nesta terra.
Mas qual capacidade Deus colocou dentro de nós? Chamamos esta capacidade de Resiliência. Esta palavra parece estranha, mas existe desde o início da história da humanidade, isto é, existe dentro de cada um de nós um potencial, uma capacidade dada por Deus, chamada de resiliência, a qual surge sempre quando nos defrontamos com adversidades significativas ao longo do ciclo vital, sem prejudicar o nosso desenvolvimento, resultando na combinação entre os atributos do indivíduo e de seu ambiente familiar, social e cultural. Diante das adversidades geramos esta capacidade para superá-las ou transformá-las. Essa capacidade pode ser estimulada em cada um de nós. Pois é um fenômeno psicológico construído, e não é tarefa da pessoa sozinha. Contamos com a presença de pessoas significativas que Deus coloca em nossas vidas, com as quais estabelecemos vínculos, seja de apoio ou seja de admiração, possibilitando o desenvolvimento da auto-estima e da autoconfiança.
A palavra resiliência origina-se do latim “resilio, re + salio, que significa voltar ao estado natural, “ser elástico”, isto é, nos passa o sentido de elasticidade, da flexibilidade de um corpo quando pressionado, esticado, dobrado. É quando a matéria sofre estas interferências diante de situações a que se é exposto.
Portanto, resiliência representa a capacidade que um ser humano tem de sobreviver a diversas situações traumáticas e diante destas construir-se positivamente. Exemplos de situações traumáticas ou adversidades: morte dos pais, cônjuge ou de filhos, perda da casa por incêndio ou deslizamentos, guerras, acidentes de carro, assalto, separação dos pais ou do cônjuge, violência doméstica, abuso sexual, estupro, abuso físico dentre outros, superando-as não apenas pela resistência física, mas principalmente, pela visão positiva, sua fé em Deus para reconstruir sua vida, mesmo em condições de estresse ou em outras condições que influenciam negativamente a harmonia das ações, relações, etc.
Muitas pessoas que passaram por algumas destas adversidades conseguiram refazer sua vida e seguir em frente ao invés de ficarem se lamentando. À estas pessoas que superaram as adversidades significativas chamamos de pessoas resilientes.
As pessoas resilientes são aquelas que, como uma bola de borracha ou uma verga de aço, seriam capazes de sobreviver a prolongadas situações de estresse sem apresentar qualquer tipo de dano definitivo em sua saúde emocional ou competência cognitiva. São pessoas que percebem, elaboram os problemas dando um significado singular, superam e reformulam-se cotidianamente. O resultado desse processo se manifesta em gestos e narrativas. Podemos observar isto, através do relato de um problema, este pode variar radicalmente se contado por duas pessoas que vivenciaram a mesma situação, pois na narrativa importam os significados específicos experienciados e atribuídos às percepções, eventos e à vida de cada pessoa. Cada pessoa tem seu sistema de significados, que está sempre se transformando, dependendo do grau de maturidade e da experiência individual com Deus e com a Sua palavra. Vemos claramente o quanto cada pessoa tem de Deus em seu coração, se a Palavra está realmente enraizada em seu espírito.
Os traumas podem ser revertidos depois de ocorridos, isto é, eles podem ser re-elaborados e re-significados, reduzindo o impacto provocado por estresse ou infortúnios ocorridos com crianças, adolescentes, adultos e suas famílias. Tudo irá depender da escolha que cada um de nós faremos diante
...