Responsabilidade Social E Meio Ambiente
Exames: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: B3B2B1B0 • 19/2/2015 • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
2014
Introdução
Durante muitos anos o homem explorou exaustivamente os recursos naturais visando satisfazer suas necessidades básicas e superficiais. As empresas realizavam suas atividades produtivas sem pensar nas condições ambientais, esquecendo-se que os recursos naturais são essenciais para a sobrevivência de toda espécie na Terra, e que eles constituem uma fonte finita.
Muitas conquistas foram alcançadas como o aumento da produção e desenvolvimento de novas e revolucionárias tecnologias, porém isso custou um aumento abusivo do nível de poluição e degradação ambiental, fato que pode ser evidenciado após a Revolução Industrial.
As empresas retiravam matéria prima da natureza de forma irracional e demasiada, e havia muito desperdício na produção. Os resíduos gerados no processo produtivo eram descartados de forma incorreta, causando grandes transtornos ambientais e para a sociedade local.
Sustentabilidade
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis. Dessa forma, uma pessoa ou instituição sustentável pode tomar medidas em prol do combate ao desperdício de água e alimentos, ao desmatamento, às queimadas ou qualquer dano causado ao meio ambiente, preservação da fauna e da flora mundial, entre outros.
As iniciativas voltadas para a sustentabilidade estão intimamente relacionadas com a responsabilidade social das organizações. Além disso, a ideia de “sustentabilidade” adquire contornos de vantagem competitiva, permitindo assim a expansão de alguns mercados, como o de energia através do surgimento das energias renováveis. Através de hábitos simples, é possível usar os recursos naturais de forma inteligente. Alguns métodos utilizados hoje promovem a exploração controlada de recursos florestais e do replantio das árvores derrubadas, criação de Zonas de Proteção Ambiental etc. O uso de energias limpas e renováveis (como eólica, solar, geotérmica e hidráulica) também são importantes, já que evitam o consumo excessivo de combustíveis fósseis e diminuem a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera.
A reciclagem, método cada vez mais buscado por empresas privadas, tem como objetivo a separação do lixo por material de fabricação e reutilizá-los. Dessa forma, reaproveita-se um material específico (como o papel), reduz-se a quantidade de lixos jogados no solo e também da retirada de recursos minerais. Hábitos como o uso de um único copo descartável por indivíduo, por exemplo, evita custos para empresa e evita lixo em excesso.
Atualmente, há grupos que buscam conscientizar a população quanto ao consumo e desperdício da água, além de realizar a proteção dos recursos hídricos e despoluição de lagos, rios, lagoas e mares.
A adoção de ações sustentáveis garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Alcançar a sustentabilidade é algo que toda empresa gostaria de fazer hoje, porém muitas delas encontram dificuldades em alinhar suas atividades econômicas com as sociais e ambientais.
Muitas organizações encontram-se atualmente em crises econômicas e correm o risco até mesmo de fechar as portas e não sabem o que fazer para reverter essa situação.
O problema está na maioria das vezes na falta de cumprimento de legislação ambiental, que acarreta para elas altas multas por impactos gerados, seja pelo descarte incorreto de resíduos, ou até mesmo por acidentes com produtos perigosos e poluentes.
Outra dificuldade está no fato de que ainda existem empresas que acreditam que investir nos cuidados com o meio ambiente pode significar apenas mais gastos e aumento de custo. Braga (2005) afirma que muitas empresas não investem tempo e nem capital em programas de prevenção de poluição por não verem isso como um fator prioritário, pois esses programas são uma alternativa para a redução de custos para as empresas, mas no inicio necessitam de investimentos e mudanças nos processos.
Atrelar responsabilidade ambiental nos processos pode ser visto como algo caro num primeiro momento, porém é um importante passo na busca pela sustentabilidade. Dez fatores de importância da preservação ambiental e suas vantagens para as organizações:
1) Demonstrar aos clientes o comprometimento com a gestão ambiental;
2) Manter ou melhorar as relações com a comunidade e publico em geral;
3) Facilitar o acesso a novos investimentos;
4) Reduzir custos de seguros;
5) Melhoria da imagem da empresa e aumento do market share [4] ;
6)
...