Responsabilidade Social E Meio Ambiente
Ensaios: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/3/2015 • 898 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
INTRODUÇÃO
Segue um breve estudo sobre a agenda 21, seus aspectos fundamentais e sua essência em minha vida. Ela é pessoal, e contém práticas sustentáveis a serem adotadas como meus hábitos diários. O interessante deste trabalho, é que ele é acessível a qualquer pessoa, ou seja, qualquer indivíduo pode estar criando a sua agenda 21 e, definir seus objetivos em um determinado espaço de tempo.
São atitudes simples e rotineiras impostas como se fossem regras a serem tomadas dentro da vida de cada cidadão, para que de alguma forma estarmos contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A agenda 21, é algo que se levado à sério, pode contribuir muito para uma maior sustentabilidade do nosso planeta; o fato de definirmos diretrizes mesmo que estas sejam apenas pessoais, atinge um pensamento e um resultado global. A atitude de cada cidadão é imprescindível para que os resultados sejam satisfatórios, pois vamos salientar mais uma vez, é a partir do senso individual que tudo se inicia, que pode somar aos desafios que temos que nos deparar diariamente e continuamente. Pois vamos parar e pensar; começando por nós mesmos, uma grande parte da população se preocupa tanto, defende tanto o meio ambiente, mas o que acaba acontecendo na maioria das vezes? Acaba ficando apenas na teoria, apenas no que deveria ser feito, quando na realidade a partir dessa teoria já deveríamos adotar práticas sustentáveis começando nas nossas próprias residências. A começar este plano estratégico, o primordial é ser um cidadão mais ativo e espontâneo, pois tudo isso remete à cidadania.
Pois bem, segue aí um plano simples e muito prático para ser realizado por cada um de nós.
• Praticarmos o consumo consciente e, desta forma espalharmos a ideia até onde for possível no nosso próprio círculo de convivência;
• Economia de energia elétrica;
• Fazer o possível para gerar menos lixo;
• Mesmo que já exista um programa relacionado a isso. Mas devemos definitivamente adotar a coleta seletiva, tornar-se um hábito de separar o lixo de forma adequada.
• Reutilizar e reciclar todos os materiais possíveis para outras funções.
• Abandonar em definitivo os banhos demorados.
• Providenciar algum tipo de sistema de forma a captar a água da chuva;
• Plantar árvores;
• Utilizar o lixo orgânico como adubo;
• Se informar sobre o descarte de alguns tipos de resíduos, como as pilhas, baterias, enfim, pois na maioria das vezes esse tipo de lixo acaba sendo descartado em lixo comum.
Estas são algumas das práticas impostas que podemos nos comprometer a cumprir, são atitudes simples e que facilmente podemos adotar no nosso dia-a-dia. É claro que para quem nunca sequer teve contato com esse tipo de prática, é um pouco complicado de acompanhar, pois se trata de uma questão de tempo e de hábitos. Como foi pautado na agenda, o simples fato de separar um lixo, diminuir nosso tempo no banho, reutilizar produtos e recicla-los, entre outros que foram definidos, são atitudes tão simples, que se praticados diariamente, mal percebemos o que estamos fazendo, por ser tão banal e comum, e que também não percebemos como uma atitude destas tão rotineira e simplória pode ajudar a preservar o meio ambiente.
Mas enfim, esta é a minha agenda 21, não foi regrada de forma a todas as pessoas do meu círculo acompanharem, mas sim uma forma de incentivo à todas estas. Só o fato de cada um fazer a sua agenda pessoal é de grande importância, assim todos poderemos colaborar para a preservação do nosso planeta, pois a atitude começa de um único foco para poder atingir em um formato global.
Dentro da minha agenda que planejei pô-la em prática, tem em sua maioria atitudes as quais ainda não adotei, mas que a partir de agora se torna um objetivo a ser alcançado. Como gerar menos lixo, plantar árvores e, passar a diminuir o tempo dos meus banhos são práticas que ainda preciso coloca-las em definitivo nos meus dias. Mas isso também não quer dizer que as outras práticas já são rotina da minha vida, elas existem sim, mas sem a frequência necessária. Então ficam aí os próximos objetivos a serem alcançados, que com certeza, dentro de no máximo 1 ano fará papel diário em minha vida.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um plano estratégico foi criado, afim de atender aos meus anseios e de toda uma sociedade que precisa de um meio ambiente mais sustentável, mas isso deve partir de cada cidadão, pois a atitude é local, mas o seu resultado é global. Minha agenda 21 foi criada a partir das minhas atitudes pessoais, determinei os pontos os quais merecem mais atenção, mas na realidade, são práticas que todos deveriam acatar, pois se trata de atitudes que a maioria de nós praticamos, mas não de uma forma consciente.
Meu plano de alcançar todos os meus objetivos é de 1 ano, creio que é tempo suficiente de adaptá-los à minha rotina diária, pois se analisarmos, são práticas tão comuns, que já deveria estar caracterizando a minha vida há muito mais tempo. Mas enfim, sempre é tempo de nos conscientizarmos e sairmos da teoria. Ela foi imposta para eu mesma colocá-la em prática, mas mesmo assim, fica aí um incentivo à todas as pessoas criarem uma agenda 21, para segui-la de forma responsável e consciente, para quem sabe um dia, podermos gozar de um meio ambiente realmente sustentável.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local
http://www.universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=6&canallocal=11&canalsub2=31&id=80
http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/749/1/Agenda%2021%20e%20biodiversidade.pdf
...