Responsabilidade social corporativa
Projeto de pesquisa: Responsabilidade social corporativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taismagalhaes • 5/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 189 Visualizações
QUESTÕES:
1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores.
Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)
Rede Globo
Apoio cultural, divulgação de campanhas beneficentes, apoio às causas sociais.
O Unilever Brasil
Foi eleita à empresa-modelo 2011 pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a mais conceituada publicação do país em responsabilidade social corporativa. Trata-se da principal categoria do Prêmio que aponta ainda outras 21 companhias com práticas neste contexto.
Hospital Sabará
A papelada resultante de um tratamento médico, que inclui receituário e resultados de exame, exige espaço, muito espaço, para ser armazenada. A direção do Hospital Sabará, de São Paulo, viu na melhoria desse problema uma oportunidade de tornar mais ágil a gestão do negócio. Para isso, está investindo R$ 1,2 milhão na criação do prontuário eletrônico. Isso começou a ser colocado em prática em fevereiro deste ano.
A meta é digitalizar os processos de assistência aos pacientes até o fim de junho. Logo depois, começa a iniciativa para acabar com o papel na área administrativa do hospital. Até o fim do ano, 70% das 600 mil folhas impressas serão eliminadas. As seguradoras SulAmérica e Bradesco Seguros, duas das principais clientes do Sabará, não exigem mais documentos em papel.
Sky
Controladas pelo tráfico de drogas, as comunidades carentes do Rio de Janeiro foram redutos dos gatonets, empresas piratas que faziam ligações ilegais de tevê por assinatura. Esse ambiente, porém, sempre foi visto como uma oportunidade de negócios para a operadora de tevê por assinatura Sky. Prova disso é que a empresa foi uma das primeiras a investir em comunidades cariocas que receberam as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). A Sky começou a atuar na Cidade de Deus no fim de 2010.
Hoje já está presente em 16 comunidades. Somente para a Rocinha, a maior favela da América Latina, a Sky enviou 300 representantes comerciais. Além do esforço comercial, adaptou sua oferta de serviços. O pacote básico de assinatura, com dez canais, teve uma redução de 20% de desconto, válido apenas para essas áreas. ?Não é uma oferta por tempo limitado?, diz Sérgio Ribeiro, diretor comercial da Sky.
Itaú Unibanco
Por qualquer medida, o consumo do banco Itaú Unibanco é grande. Em 2011, seu gasto de eletricidade foi de 613,5 mil megawatts-hora, o equivalente ao de 730 mil chuveiros elétricos ligados ao longo de um ano, em demorados banhos diários de 40 minutos. O polo administrativo do banco, no bairro do Jabaquara, em São Paulo, abriga 20 mil pessoas e consome muita energia em razão do uso intensivo de computadores e equipamentos eletrônicos. Em um cenário assim, qualquer pequena economia tem um impacto muito grande? Não é uma questão de simplesmente reduzir o uso, tudo passa pela mudança de todos os processos?, diz Denise Hills, superintendente de sustentabilidade do banco.
Um exemplo é o uso do ar-condicionado, onipresente nas 3.800 de agências do banco. ?Se eu mandar desligar o ar, o gerente da agência em Curitiba não reclama, mas o de Manaus vai querer me matar?, afirma Denise. Para evitar atritos, o banco desenvolveu fórmulas para calcular a temperatura ideal em cada agência, considerando o clima, tamanho e fluxo de pessoas. A fórmula foi aplicada em 840 agências em 2011. A meta para este ano é estender sua aplicação para mais 421. Algo semelhante foi feito com a água. ?Instalamos redutores de vazão em todas as torneiras, e baixamos o consumo de água de 12 litros por minuto para 2,5 litros?, diz a executiva.
Microsoft
O mundo da tecnologia da informação sempre pareceu um território distante para quem não é iniciado nessa área. Para traduzir essa linguagem, que parece demasiadamente hermética para os ouvidos de gestores e donos de empresas que não atuam nesse ramo, a subsidiária da Microsoft montou, em janeiro, uma unidade do Centro de Tecnologia Microsoft (CTM) em sua filial da cidade de São Paulo. O centro consumiu investimentos de US$ 10 milhões e foi o segundo do gênero na América Latina ? o primeiro havia sido aberto no México, em novembro de 2011. ?Esse espaço permite que mostremos, na prática, todas as tecnologias que compõem nosso portfólio?, afirma Fábio Souto, diretor do CTM.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil é o maior financiador da agricultura no País. Mas em seus investimentos sociais, seus objetivos não são simplesmente financeiros. O importante, nesse caso, é garantir que os recursos sejam utilizados para elevar a renda e o padrão social das comunidades pobres. O foco principal é a organização de cadeias produtivas, para organizar
...