Resumo Ciencias Politico E Social
Artigo: Resumo Ciencias Politico E Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vevickk • 15/10/2014 • 584 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
DUAS BONECAS BARBIE são compradas, a cada segundo, em algum lugar do planeta. Com a troca constante de embalagens e o visual adaptável as diferentes etnias, a boneca norte-americana construiu uma memória do mundo. Steinberg aponta que as bonecas negras não significam a democratização dos brinquedos, mas uma boa razão para as meninas negras desejarem comprar as bonecas de $50. A variedade de estampas beneficiam as bonecas de uma diversidade cultural e étnica passível de comercializaçãopor inúmeros países de mundo. Sua publicidade se concentrou em seduzir e encaminhar a menina ao mundo imaginário da boneca, onde ela pode vislumbrar inúmeros acessórios de prestígio e, é convencida de que precisa desejá-los para sua coleção. Este é um típico mecanismo utilizado para incitar as crianças a serem fiéis colecionadoras,promovendo a venda e o lucro aos fabricantes. Para Fernanda Theodoro Roveri, a estatística se traduz em necessidade de renovação. "É por isso que a Barbie não sai de órbita. Há 50 anos ela muda o visual. A ideia é que a criança enjoe rápido do brinquedo para trocá-lo por outro mais novo."
DESEMPREGO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – as transformações do mercado de trabalho originadas do atual processo de reestruturação produtiva trazem preocupações com a integração social, especialmente a partir da divulgação de dados que apontam para um número crescente de redução de oferta de emprego acompanhadode altas taxas de desemprego. Isso faz com que aumente o contingente daqueles que estão em busca de emprego e que não conseguem uma colocação no mercado formal de trabalho. Esses trabalhadores são empurrados para as margens da sociedade e para o mercado informal tendo, muitas vezes, que submeter-se a condições precárias de trabalho, pois essa é a única forma de sobrevivência que lhe resta.
A inserção dos jovens no mercado de trabalho é condição para sua inclusão social e, em conseqüência, para a efetivação da sua cidadania. Isso porque ao fazer parte do processo produtivo, o jovem participa da vida econômica e social do seu país.
Desse modo, torna-se imprescindível a elaboração e a implementação de políticas públicas de inserção dos jovens no mercado de trabalho, iniciando pela educação.
A divisão do trabalho teria um importante papel na integração dos indivíduos, pois se tornam solidários,estabelecendo uma dependencia entre as partes.
Risco de anomia – Durkheim se preocupa com a integração social, face ao risco da anomia.A desorganização social, resultante do conflito ou ausencia de normas, provoca nos indivíduos um processo de individuação desorientada e perda de laços sociais, podendo levá-los ao suicídio. Sociedade é sinonimo de regulação e coesão, e a ausencia desta produz anomia.
Marx- ve a divisão de trabalho como alienante & Durkheim – ve como um potencial humanizador, pois cria solidariedade engtre os individuos.
IDENTIDADE CULTURAL (Stuart Hall) – 3 concepções de identidade:
Sujeito do iluminismo – pessoa humana como indivíduo centrado, dotado de razão e individualista.
Sujeito sociológico – identidade formada na interação entre o eu e a sociedade( preenche o espaço entre o interior e exterior.
...