Roberto da Matta. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil
Resenha: Roberto da Matta. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anaiz • 15/5/2014 • Resenha • 220 Palavras (1 Páginas) • 701 Visualizações
DA MATA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1985. P. 25-7.
VIEIRA, Daniela
Roberto da Matta (Niterói, 29 de Julho de 1936) é um antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor brasileiro de TV. Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962), Roberto possui curso de especialização em antropologia social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960) bem como mestrado e doutorado (PhD) em 1969 e 1971 respectivamente pela Universidade Harvard.
Resenha
O texto descreve algumas experiências que Roberto adquiriu em suas viagens e em seus estudos sobre a ordenação das ruas em alguns países, como exemplo, ele achou “curioso e intrigante” descobrir que em Tóquio o sistema de endereços é parecido com o do Brasil – um sistema personalizado, as pessoas indicam a ordenação e a denominação do espaço com mais intimidade.
Nos Estados Unidos, Roberto afirmou que o modo de ordenação das ruas é “positivamente geométrico”, por causa disto, os estadunidenses têm uma forma impessoal para indicar a orientação das ruas, eles usam os termos dos pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.
Enfim, a ordenação das ruas, como quase tudo que se encontra em cada país é derivado das culturas e valores de cada população, que são ab sorvidos pelas sociedades em geral.
...