SERVIÇO SOCIAL ESTUDO DE CASO, GRUPO E COMUNIDADE.
Artigo: SERVIÇO SOCIAL ESTUDO DE CASO, GRUPO E COMUNIDADE.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaniAppelt • 19/6/2014 • 1.053 Palavras (5 Páginas) • 36.575 Visualizações
FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO – UNICAMPO
SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
ESTUDO DE CASO, GRUPO E COMUNIDADE.
CAMPO MOURÃO
2014
DANIELI APPELT
TRABALHO ELABORADO PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO SEGUNDO BIMESTRE NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA MARISA FREITAS.
CAMPO MOURÃO- JUNHO DE 2014
O Serviço Social organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas unindo uma á outra:
O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. Utilizada abordagem individual como instrumentos de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos.
O Serviço Social de Grupo: Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para i participação no processo social.
O Serviço Social de Comunidade: Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes.
ESTUDO DE CASO
Florence Nightingale foi “pioneira do Trabalho Social” Ela considerava a estatística essencial para entender qualquer problema social e procurou introduzir o estudo deste ramo da matemática para justificar suas conclusões.
No contexto histórico Mary Richmond foi uma mulher que influenciou a profissão de assistente social. Em 1897, ela deu início à criação de escolas profissionais para o estudo da obra de caso e começou a enfatizar a necessidade de uma educação formal de trabalho social.
O método de trabalho que Mary utilizava era questionar o individuo, construindo categorias de personalidade, de meio social.
Em seu método de trabalho ela utilizava três partes Estudo, Diagnostico e Tratamento.
Serviço Social como profissão institucionalizada e legitimada “nasce de ações sociais de inspiração católica, ganhando pulso com a crescente intervenção estatal ou empresarial na área social, especialmente a partir da década de 1940.” (SILVA, 2008).
O estudo de caso é uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos completos.
O objetivo é compreender o evento em estudo e ao mesmo tempo desenvolver teorias mais genéricas a respeito do fenômeno observado (Fidel, 1992). Para Yin (1994) o objetivo do estudo de caso é explorar, descrever ou explicar e segundo Guba & Lincoln (1994) o objetivo é relatar os fatos como sucederam, descrever situações ou fatos, proporcionar conhecimento acerca do fenômeno estudado e comprovar ou contrastar efeitos e relações presentes no caso.
ESTUDO DE GRUPOS
O Serviço Social de Grupo tende a investigar o indivíduo através de atividades grupais formadas com base na amizade e identidade de interesses. Nestes grupos o ser humano experimenta adaptar-se a si mesmo e a outrem. A relação entre o assistente social e os membros do grupo, vem a ser para o indivíduo um meio especial de observação e de tratamento social.
O assistente social cria ou estabelece neles possibilidades de se socializarem e superar as dificuldades de adaptação
O Serviço Social de Grupo através dos princípios “tomistas” de São Tomás de Aquino, criou seus próprios princípios:
Os indivíduos têm necessidades comuns, mas satisfazem essas necessidades somente em grupo;
O objetivo primário do Trabalho Social de grupo é o desenvolvimento do indivíduo por meio deste grupo;
Um processo de trabalho de grupo através de dinâmicas, a interação entre os membros de um grupo e seu coordenador são meios utilizados
...