TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA BRASILEIRA

Por:   •  25/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA BRASILEIRA

AVALIAÇÃO 3

Leonardo Henrique Fretes Barbieri   RA.: 621773

Caio Prado Júnior

1. Defina "sentido" tal como Caio Prado o utiliza na obra Formação do Brasil Contemporâneo, explique e exemplifique através de citações.

Caio Prado Júnior é um intelectual marxista brasileiro que vai pensar a história brasileira e os rumos do capitalismo e da revolução brasileira a partir de sua militância no Partido Comunista. O autor busca uma abordagem histórica do Brasil, tentando fazer uma análise a partir da luta de classes.

Em “Formação do Brasil Contemporâneo” é possível notar o viés marxista do autor ao analisar a formação do país através de sua história, a partir da compreensão da colonização e dos processos que geraram a formação da sociedade brasileira. Ele considera a colonização como parte de um processo muito mais amplo: a expansão marítima no sentido de “criar um povoamento capaz de abastecer e manter as feitorias que se fundassem e organizar a produção de gêneros que interessam ao seu comérico” (PRADO Jr., 1994, p. 24), ou seja, alimentar Portugal com as riquezas do país.

É aí que se encaixa o conceito de “sentido” definido pelo autor para entender a formação social do brasil. O autor considera que toda evolução de um povo possui um sentido visto à distância e “este se percebe não nos pormenores de sua história, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais que constituem um largo período de tempo” (PRADO Jr, 1994, p. 19), desse modo ele considera que o sentido da evolução pode variar de acordo com os acontecimentos e circunstâncias para vias até então ignoradas. Sendo assim, ele coloca a colonização brasileira não como fato isolado, mas como parte de um todo de acontecimentos que impulsionaram o povoamento do país, sendo o sentido dela a necessidade de abastecer a metrópole e manter um controle sobre a colônia, diferentemente do sentido de outros processos de colonização na América.

2. Qual seria o caminho da soberania nacional sugerido implicitamente em sua obra?

Caio Prado Júnior, como dito acima, marxista e militante, passou pelo Partido Comunista onde ganhou grande bagagem para escrever sobre a Revolução Brasileira. Para o autor a revolução é um processo que realiza transformações sociais e estruturais em um período histórico curto, desse modo a soberania nacional se enquadra nesse processo revolucionário.

Sendo um dos processos revolucionários, o autor afirma que o caminho para a soberania nacional envolve outros processos, no interior do próprio capitalismo. É necessário o desenvolvimento das forças produtivas, já que o país é predominantemente capitalista porém não possui alta tecnologia, a economia continua sendo colonial. Sendo assim, é no interior do capitalismo e suas contradições que se chegará a um avanço da economia colonial, dando um salto rumo à independência econômica. Isso se daria pela luta por melhor renda e participação política e social que integraria a sociedade brasileira, além disso é necessário que a classe trabalhadora saia das condições miseráveis de vida. Somente com trabalhadores especializados, produtivos, consumidores e integrados politica e socialmente a produção se voltará para o mercado interno, dando passos à soberania nacional.

Para tal Caio Prado considera que o Estado tem papel essencial em controlar a iniciativa privada, para que não atue livremente, visando somente o lucro. O Estado deve orientar e regir esse investimento privado para que a produção de produtos básicos seja dirigida às massas. É necessário a integração da classe trabalhadora à sociedade e a distribuição efetiva de renda para o desenvolvimento econômico brasileiro de forma independente. Até chegar aí, Caio Prado aponta duas dificuldades: livrar-se da dominação pelo imperialismo da comercialização dos produtos primários brasileiros e vencer a estrutura agrária do país que produz para atender o mercado externo e não abastece as cidades. Seria, então, esse o caminho implícito na obra de Caio Prado Junior, principalmente na obra “Revolução Brasileira”.

Florestan Fernandes

3. De que modo Florestan Fernandes explica a heteronomia racial na sociedade de classes? Para responder, utilize termos e conceitos expostos pelo autor.

Florestan Fernandes faz uma análise, em sua obra, da integração do negro, recém abolido da escravidão, na sociedade de classes que vinha se formando. O autor observa que é indiscutível que cada fase de “avanço” da sociedade se intercala entre fases de compromisso com o passado, isso quer dizer que mesmo com a superação do escravismo a sociedade brasileira continua conservando elementos da fase anterior, do antigo regime.

Com a abolição da escravidão e a ascensão do sistema de classes no Brasil, o negro sofreu com “reminiscências vivas do passado e estruturas arcaicas que reconstruíam o antigo regime em vários níveis da convivência humana” (FERNANDES, F., 1965, p. 300), isso quer dizer que mesmo fazendo parte de um novo sistema, mesmo vivendo no sistema de classes, o negro não possuía um lugar nesse sistema de forma plena, como previa a abolição. O autor ressalta que as esferas em que isso aconteceu são mais evidentes em dois pólos extremos: nos círculos sociais constituídos pelas elites e os setores dependentes da plebe, dessa forma o povo negro era excluído tanto dos círculos das elites, como dos setores da plebe ficando aquém da sociedade de classes. Esses dois polos, elites e plebe, se relacionavam de acordo com os comportamentos e aparências exteriores, sendo que a plebe conseguia se integrar de forma superficial nos “interesses práticos” da sociedade conforme se dava a expansão urbana e econômica. Dessa forma, formam-se as  “ilhas culturais”: conforme os resquícios do antigo regime eram eliminados e desapareciam os contrastes mais gritantes entre o branco e o negro, aparecem as ilhas culturais que congregam as diversas variedades de heranças étnicas que não fazem parte dessa relação entre os dois polos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com